O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Cidades

Idosos já podem se vacinar contra a Influenza em Goiás

A vacinação é destinada para os grupos prioritários

Postado em 25 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Idosos já podem se vacinar contra a Influenza em Goiás
A vacinação é destinada para os grupos prioritários

RHUDY CRYSTHIAN 

A Campanha contra Influenza 2017, começou ontem (24) a vacinar pessoas que tenham mais de 60 anos de idade.  O prazo para imunização desse grupo vai até o dia 28, próxima sexta-feira, nos postos de Saúde dos municípios, das 8 às 17 horas. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, participou no Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), da abertura da campanha de vacinação contra a Influenza para idosos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 128 mil pessoas com mais de 60 anos de idade na Capital. Juntamente com a primeira-dama Dona Iris, o prefeito também foi vacinado. 

O chefe do executivo municipal falou da importância de imunização. “Muitas vezes a falta de uma vacina pode levar as pessoas para complicações sérias. A vacina tem o poder de prevenir inúmeras doenças”, disse o prefeito.

A vacinação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e vai até o dia 26 de maio. É destinada para os grupos prioritários, os únicos que serão vacinados: trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores (rede pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e população indígena. O Dia D está marcado para 13 de maio.

Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e Cartão de Vacinação, alerta a gerente de imunização da SES-GO, Clécia Vecci. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc). As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica.

Meta

A meta estabelecida para Goiás é de imunizar 1.573.343 pessoas. A previsão para o Estado é o envio de 1.730.700 doses. A estrutura para receber a população prioritária é de 911 postos de vacinação fixos, 850 postos de vacinação móveis e 320 viaturas e embarcações. O total de pessoal envolvido na campanha é de 5.448 pessoas.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de alto grau de transmissão e distribuição global. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Isso porque após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Cronograma:

24 a 28/04: Idosos

02 a 05/05: Gestantes, puérperas e crianças

08 a 12/05: Comorbidades

13/05 Dia D: Todos os grupos

15 a 19/05: Professores

22 a 26/05: Todos os grupos

  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também