Ásia inspira a moda casual e ganha força nas passarelas
Das roupas inspiradas no quimono às fragrâncias, os países asiáticos são apostas no mercado da moda
A Ásia sempre gerou fascínio nas pessoas. O continente que reúne países de cultura, hábitos e costumes singulares tem chamado atenção do mundo da moda nas mais diferentes linguagens: vestuários, acessórios, maquiagens, perfumes e outros. Japão, Coreia, Tailândia, Vietnã, China atraem turistas dos mais jovens aventureiros aos abastados acostumados às mais diversas experiências.
Estilistas asiáticos aparecem cada vez mais nas passarelas das principais semanas de moda, como a de Londres e a de Nova York. No ano passado, o brasileiro Alexandre Herchcovitch buscou inspiração na alfaiataria oriental e nas pérolas pescadas na região para cria sua coleção. A tradicionalíssima Chanel não ficou atrás. A coleção Cruise, com produções inspiradas no quimono e em vestidos longos tradicionais da cultura asiática, foi lançada em Seul, na Coréia do Sul. Neste ano, a marca de roupas Coca Cola fez o lançamento da campanha da nova coleção, nas ruas de Tóquio no Japão, já que o estilo das peças é bem tecnológico.
O maior dos continentes abrange um terço da população do mundo. Então por que não se inspirar e investir também neste amplo mercado? O mais recente lançamento de O Boticário foi buscar inspiração nas cores e nos cheiros do oriente moderno para criar uma coleção que, além da fragrância, traz 18 itens (incluindo maquiagens, esmaltes e nécessaire). Para traduzir em aroma o mood dessa cultura tão rica, a marca de perfumaria criou um acorde chamado Nihon.
A combinação de notas olfativas tem como inspiração a árvore japonesa Hinoki – famosa por seu uso em bonsais – e traz facetas amadeiradas para o lançamento. O acorde é combinado com notas frescas e cítricas, resultando em uma fragrância moderna e elegante. “Em japonês, Nihon significa ‘origem do sol’, ou Terra do Sol Nascente. E é justamente esse toque do outro lado do mundo que ele traz para a fragrância”, explica a avaliadora de fragrâncias Andreia Ronconi, do Núcleo de Inteligência Olfativa (NOI) do Grupo Boticário. “A fragrância de Make B. Modern Asia pode ser traduzida como uma tarde amena e florida na Terra do Sol Nascente, repleta de luz, leveza e conforto”, afirma.
As notas refrescantes da linha de maquiagem rementem ao aroma de uma manhã no Monte Minei, em Hiroshima, um dos santuários mais bonitos do Japão. As flores têm inspiração no Castelo de Hirosaki, e, as notas quentes e adocicadas, em uma caminhada pela Ponte Celestial de Kyoto.
Para pessoas não habituadas à inspiração asiática na moda do dia a dia, começar pelo perfume, por exemplo, pode ser uma boa descoberta.