O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Mundo

Macron é o novo presidente francês

Candidato centrista vence eleições na França com 65,9% dos votos, indicam pesquisas

Postado em 8 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Macron é o novo presidente francês
Candidato centrista vence eleições na França com 65

O candidato centrista Emmanuel Macron venceu ontem o segundo turno das eleições presidenciais da França com vantagem de 30 pontos percentuais sobre sua adversária, a líder da extrema direita Marine Le Pen, segundo as primeiras projeções dos institutos de pesquisa do país após o fechamento das urnas, às 15 horas de ontem.

De acordo com as estimativas de votos válidos divulgadas pela imprensa francesa, Macron teria obtido 65% dos votos contra 35% de Le Pen, com uma participação de 75%, um dos índices mais baixos da história das eleições no país.

Os resultados de Macron, melhores do que as pesquisas tinham previsto nas duas semanas entre o primeiro e o segundo turno, oscilam entre 65,1%, segundo o Instituto Ipsos, e os 65,9% projetados pelo Instituto Elabe, segundo a emissora BFMTV.

Outras pesquisas, como a realizada pelo Instituto Sofres para a TF1 também colocam o centrista no limite de conseguir o apoio de dois terços dos eleitores franceses.

A participação, que estaria entre o 74% e o 75%, é a mais baixa registrada no segundo turno das eleições presidenciais na França desde 1969, quando Georges Pompidou foi eleito.

Le Pen

A candidata derrotada Marie Le Pen discursou poucos minutos após o encerramento do pleito. Ela disse que ligou para felicitar o candidato vencedor e agradeceu os votos que recebeu. Considerou ainda que seu partido, a Frente Nacional, conquistou um resultado histórico nas urnas. 

Hollande 

O presidente da França, François Hollande, parabenizou ontem seu sucessor, o centrista Emmanuel Macron, pela vitória nas eleições e afirmou que o resultado sobre a líder de extrema direita Marina Le Pen reflete o compromisso do país com os valores republicanos e europeus. As informações são da Agência EFE.

“Sua ampla vitória confirma que uma grande maioria de nossos cidadãos querem se unir em torno dos valores da República e marcar seu compromisso tanto com a União Europeia quanto com a abertura da França para o mundo”, disse o presidente em nota.

Hollande disse que ligou para Macron, seu ex-ministro de Economia, para parabenizá-lo pelo triunfo. Segundo as primeiras projeções dos institutos de pesquisa, o centrista venceu Le Pen com 65% dos votos contra 35% da adversária.

“Transmiti todos meus desejos de sucesso para nosso país, porque o principal desafio é unir e construir para avançar no caminho da França em direção ao progresso e à justiça social”, concluiu Hollande no comunicado.

Espanha

O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, utilizou o Twitter para parabenizar Macron. Na mensagem, ele destacou a necessidade de trabalho conjunto dos dois países.

Rajoy publicou mensagem logo após a divulgação das primeiras projeções, de que o centrista venceria Le Pen, que já reconheceu a derrota. “Parabéns @EmmanuelMacron, novo presidente da #França. Trabalhemos, França e Espanha, por uma Europa estável, próspera e mais integrada”, escreveu Rajoy.

Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, também parabenizou Macron: “A primeira-ministra felicita, sinceramente, o presidente eleito Macron por seu sucesso eleitoral”, disse o porta-voz oficial do Executivo de Londres, por meio de comunicado.

O comunicado diz que a França é um dos mais próximos aliados do Reino Unido e destaca “a vontade de trabalhar com o novo presidente, sobre uma ampla gama de prioridades compartilhadas” pelas duas nações. (Agência Brasil) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também