Vacinação contra gripe para portadores de doenças crônicas encerra nesta sexta
O atendimento para este perfil de risco ocorre entre 8h às 17h, em unidades de saúde
Da redação
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) começou na última nesta segunda-feira (8), a vacinação contra a gripe para pessoas que sofrem de doenças crônicas de vários tipos. O grupo pode se imunizar em 37 postos de saúde da capital. O atendimento para o perfil de risco ocorre entre 8h e 17h de segunda a sexta-feira.
Segundo a SMS, 30,5% das pessoas que fazem parte dos grupos de risco já se imunizaram contra a gripe na capital. O grupo que sofre de doenças crônicas somam 60.786 pessoas e a SMS espera imunizar no mínimo 90% deles, que têm até sexta-feira (12) para se vacinar.
Já foram imunizados os idosos, trabalhadores da saúde e o grupo de grávidas, puérperas e crianças entre seis meses e 4 anos de idade. A SMS segue um cronograma para evitar tumultos e longas filas para vacinação contra a gripe.
Vacina
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.