Governo do Kosovo cai após moção
O governo do Kosovo caiu ontem, após a aprovação uma moção de censura apresentada pela oposição nacionalista e apoiada também pelo PDK, que apoiava o governo desde dezembro de 2014. A informação é da Agência EFE. A aprovação torna obrigatória a convocação de eleições parlamentares antecipadas em um prazo de 45 dias. A moção contra […]
O governo do Kosovo caiu ontem, após a aprovação uma moção de censura apresentada pela oposição nacionalista e apoiada também pelo PDK, que apoiava o governo desde dezembro de 2014. A informação é da Agência EFE.
A aprovação torna obrigatória a convocação de eleições parlamentares antecipadas em um prazo de 45 dias.
A moção contra o governo recebeu o apoio de 78 deputados, 34 votaram contra e houve três abstenções, informou a televisão pública do Kosovo RTK.
Além do Partido Democrático do Kosovo (PDK), também se pronunciaram contra os deputados sérvios e de outras minorias, que faziam parte da coalizão no poder. A votação de hoje ocorreu após várias horas de debate parlamentar.
De acordo com alguns meios locais, o presidente do país, Hashim Thaçi, poderia convocar eleições antecipadas para 11 de junho.
Os partidos opositores Nisma (Iniciativa), Vetevendosje (Autodeterminação) e Aliança para o Futuro do Kosovo (AAK) pediram na semana passada o voto de desconfiança contra o Governo, após reunir as assinaturas de 42 dos 120 deputados da Câmara, entre eles vários da coalizão de governo.