Mais de 150 mil cidadãos já foram imunizados contra influenza
Dia “D” vacinação acontece neste sábado (13), em Goiânia; e, na terça-feira (16), em Aparecida
Wilton Morais
Acontece neste sábado (13) o dia “D” vacinação, contra influenza. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), cerca de 74 postos de vacinação estarão abertos das 8 às 17 horas. O dia “D” atenderá todas as pessoas consideradas dos grupos prioritários.
A estimativa da secretaria é que até o dia 26, quando o grupo atendido será os privados de liberdade e funcionários do sistema prisional, cerca de 317 mil pessoas estejam vacinadas. Até o inicio da tarde de sexta-feira (12), 149.726 cidadãos já haviam sido imunizados. Em Goiânia, 167.248 pessoas ainda precisam tomar a vacina.
De acordo com a pasta, mais de 37 postos de vacinação serão abertos neste sábado, para reforçar o atendimento, e atingir a meta de imunização. Fazem parte dos grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Com a chegada do outono, a imunização é fundamental, principalmente para os grupos prioritários. Nesse período, se tem início o momento mais propício para transmissão da gripe.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, em virtude do feriado da cidade, o dia “D” vacinação acontece na terça-feira (16). A meta da Secretaria de Saúde de Aparecida é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O que é aproximadamente 1.416.008 pessoas.
A meta da secretaria é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Se tratando de uma campanha anual, mesmo as pessoas que se vacinaram no ano passado, devem tomar a dose novamente. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aparecida de Goiânia que possuem sala de vacina; e nos Cais Nova Era e Colina Azul.
Casos de pneumonia
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza pode reduzir, entre 32% a 45% as chances de hospitalizações por pneumonia. Além disso, a imunização reduz o número mortalidade global de 39% a 75%. O caso de doenças relacionadas à influenza é reduzido em 50%.
As secretarias de saúde reforçam ainda que, a população dos grupos de risco podem procurar as unidades de saúde mesmo que já tenha passado a data específica para se vacinar. Poderão tomar a vacina, após o calendário e, em caso de sobra das doses, pessoas que não fazem parte dos grupos de risco.
Calendário:
– Dia 13 de Maio
Dia “D” (Goiânia)
– Dia 16 de Maio
Dia “D” (Aparecida de Goiânia)
– Dias 15 a 19 de Maio
Professores
– Dias 22 a 26 de Maio
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional