Goiás começa caminhada para voltar a elite
Alviverde recebe o Figueirense no Serra Dourada e tenta dar primeiro passo rumo à Série A
FELIPE BONFIM
O Goiás inicia neste sábado (13) uma caminhada de quase sete meses, que espera concluir com o acesso à elite do futebol nacional, em novembro. O alviverde recebe o Figueirense, às 19 horas, no Estádio Serra Dourada, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série B.
A equipe esmeraldina espera corresponder às expectativas de torcida e diretoria e lutar por uma vaga na primeira divisão. Rebaixado em 2015, o clube goiano era cotado como um dos favoritos a subir no ano passado, mas enfrentou dificuldades em campo, problemas de relacionamento no grupo e chegou a ser ameaçado de rebaixamento, tendo terminado o torneio na 13ª colocação.
A responsabilidade de levar o Goiás de volta à Série A será de Sérgio Soares, que assumiu a equipe na última terça-feira. Contratado no início de abril, ele seguiu o trabalho no Santo André e viu de longe o Sílvio Criciúma conquistar o Campeonato Goiano. Agora, com um time campeão em mãos, ele explica que dará continuidade à filosofia do agora ex-treinador.
“Estou assumindo um time em uma situação extremamente positiva. O clima é muito bom, mas a minha responsabilidade é enorme, assim como a dos jogadores. Tive algumas conversas prévias com o Sílvio Criciúma para saber mais do time Tenho que aproveitar o que foi feito de bom por ele. Não tem como eu querer colocar meu estilo de jogo em três dias”, afirmou.
Por isso, apesar de contar com novos atletas à sua disposição, como os volantes Willians e Elyeser, o lateral-esquerdo Carlinhos e o atacante Michael, todos já regularizados, Sérgio promove apenas uma alteração na equipe em relação àquela que bateu o Vila Nova, por 1 a 0, e confirmou o título estadual
O lateral-direito Tony, outro reforço, está suspenso por dois jogos por expulsão diante do Fluminense, pela Copa do Brasil. É justamente neste setor onde acontece a única mudança na formação principal. Hélder dá lugar ao volante Pedro Bambu, que atuará de forma improvisada.
Semelhança
Assim como o Goiás, o Figueirense entra na Série B com o sonho do acesso. Também como o clube goiano, o catarinense passou por reformulação após o Estadual. Foram 14 contratações do Furacão para a disputa do torneio nacional. Com tantas peças à disposição, o técnico Márcio Goiano não deixou claro como manda a equipe à campo neste sábado (13) e, inclusive, fechou algumas atividades durante a semana para manter o mistério.
“Mudou bastante, chegaram muitos atletas para que a gente possa iniciar a Série B, fazer um grande campeonato e voltar para a primeira divisão. Isso é muito importante, todos sabem disso aqui, sabemos da importância da competição. Vamos iniciar a competição e é nos jogos que vamos nos conhecer, conhecer os adversários também”, afirmou o treinador do Figueirense.
Ficha Técnica:
Jogo: Goiás x Figueirense
Local: Estádio Serra Dourada, às 19 horas, em Goiânia. Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA). Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)
Goiás: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Everton Sena, Alex Alves e Patrick; Léo Sena, Victor Bolt, Tiago Luis e Jean Carlos; Carlos Eduardo e Léo Gamalho
Técnico: Sérgio Soares
Figueirense: Thiago Rodrigues; Dudu, Naylhor, Bruno Alves e Iago; Zé Antônio, Dudu Vieira e Jorge Henrique; Robinho, Luidy
e Henan
Técnico: Márcio Goiano