Obras do corredor da T-7 podem ser retomadas em junho
Previsão é que obra do corredor da T-7 seja entregue até o fim do ano
Wilton Morais
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) estima que as obras do corredor da T-7 sejam retomadas, em junho. O corredor preferencial de ônibus liga a Praça Cívica, no Centro, até o Terminal Bandeiras, na região Sudoeste.
O motociclista Danilo Alves considera parte do corredor, já construído, como positivo. “O asfalto está ‘top’. Tem que deixar tudo lisinho, agora”, disse ao comparar dois trechos do corredor na Avenida T-7. Já o mecânico Pedro Henrique questionou a demora. “Só em alguns trechos está melhor. Na rótula [da Rua Luiz de Matos com a Avenida T-7] lá na frente, não sei se é buraco ou rotula”, indaga o mecânico.
Recentemente, o único trabalho realizado foi à sinalização horizontal de parte do corredor que já estava construído. Após a sinalização, a empresa contratada para continuar o corredor voltou a parar as obras.
Em outro trecho na Avenida dos Alpes, o proprietário de um bar, Alberto Marques ‘Beto’, reclama das obras que se iniciaram em 2015. “Essa Avenida [dos Alpes] não tem movimento para um corredor. Vivem fazendo poeira e lama, quebrando e não construindo nada”, disse Beto que possui o comércio há mais de 30 anos.
Abrangência
O corredor integrará as ruas e avenidas de diferentes bairros do setor Sul. Em todo o percurso haverá, quando concluída, integração de ciclo vias, ciclo faixas e ciclo rotas. Grande parte dos recursos investidos na obra é proveniente de recursos do Governo Federal e do município.
No mês passado, o secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Cozzetti havia informado que as obras do corredor só seriam retomadas após o período chuvoso. Após atrasos na obra, que se iniciou em fevereiro de 2015, e deveria ser entregue em fevereiro de 2016, o prazo foi adiado para outubro do ano passado.
A última previsão de entrega era para o fim deste ano. O que pode acontecer se as obras forem retomadas ainda em junho. A obra terá 10,4 quilômetros de extensão e deverão passar 13 linhas de ônibus e mais de 103 mil pessoas diariamente pelo corredor.
Cerca de 80% da pavimentação já foi concluída. Ao todo devem ser investidos até a conclusão da obra cerca de R$ 33 milhões.
A reportagem do Hoje tentou entrevista com o secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Cozzetti, para apontar os próximos trechos do corredor a terem as obras reiniciadas. Mas devido a uma reunião com o corpo administrativo da Prefeitura, o secretario não pode repassar esclarecimentos até o fechamento desta edição. A mesma justificativa foi dada pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), sobre a entrevista com o presidente da Companhia Fernando Meirelles.