O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
VIAGEM

Pelotas: arquitetura, tradição cultural e seus famosos doces

Nesta semana, começa a 25ª edição da Fenadoce, que homenageia as doceiras e a raízes culturais da cidade

Postado em 29 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Pelotas: arquitetura
Nesta semana


Bruna Policena

A cidade de 258 anos, no extremo Sul do País, é um dos pontos turísticos do estado, e anualmente promove uma feira para homenagear as doceiras e tradições culturais do local. Nesta edição, Pelotas abrirá os portões do Centro de Eventos para que o público possa conferir as novidades da Fenadoce 2017. Com o tema Doce: A Nossa Grande História, o evento chega à sua 25ª edição e funcionará até 18 de junho. 

Situada no sul do Estado a cerca de 250 quilômetros da capital, Porto Alegre, e formada por diversas etnias, a cidade de Pelotas viveu grandes momentos no cenário cultural, em nível nacional,  há alguns séculos. Foi a mistura de etnias e eventos culturais, como os saraus, que levaram as doceiras da época a adaptarem suas receitas tradicionais para a realidade local. Desde então, o doce de Pelotas, com grande base nas receitas com ovos, acabaram se tornando uma marca da cidade. 

Turismo

O Castelo Simões Lopes é um dos cartões postais. Foi construído em 1922 por Augusto Simões Lopes, que foi intendente, prefeito municipal, deputado e vice-presidente do Senado Federal. Pelo prédio, passaram dois presidentes da República, Washington Luís e Getúlio Vargas. Abrigou entidades culturais como IHGPel – Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Academia Sul-Brasileira de Letras e Centro Literário Pelotense. 

Para conhecer o patrimônio cultural da Costa Doce é necessário observar a riqueza dos detalhes exibidos pelos sofisticados prédios da cidade de Pelotas, que tiveram origem com o Ciclo do Charque. Pode-se, ainda, conhecer um pouco da história de uma cidade de colonização portuguesa, mas com influências alemã, espanhola, francesa e africana, que pode ser vivenciada com visitas às sedes das Charqueadas, aos museus, bibliotecas, catedrais e demais atrativos.

A cidade conta com um belo patrimônio cultural arquitetônico, de forte influência europeia. É um dos maiores de estilo eclético do Brasil, em quantidade e qualidade, com 1.300 prédios inventariados. Em 2006, Pelotas foi eleita, pela revista Aplauso, a “Capital da Cultura” do interior do estado. A zona da Colônia de Pelotas oferece vários destinos e as mais variadas formas de desfrutar o que a natureza tem de mais belo, como trilhas ecológicas orientadas, banhos de cascata e cachoeira, passeios a cavalo, esportes radicais e uma culinária bastante rica.

Fenadoce

E essa é a história que a Fenadoce 2017 irá homenagear e recontar por meio de recursos lúdicos e interativos, como o Espaço Arte do Doce, projetado pelo artista plástico Madu Lopes, que também é responsável por todo o conceito e projeto cenográfico da feira. Na Cidade do Doce, espaço dedicado exclusivamente à comercialização dos doces, serão 42 estandes para o público experimentar as delícias produzidas pelas doceiras pelotenses e que possuem certificação de procedência.

Neste ano, a abertura oficial da feira será na sexta-feira, 2 de junho. A cerimônia vai começar,  às 19h, com a presença das autoridades da corte oficial da feira e de apoiadores e parceiros. A Fenadoce 2017 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com patrocínio de Sicredi, Gelei, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Deltasul, Net/Claro, Ecosul, Farmácia São João e Prefeitura Municipal de Pelotas.

Atrações da feira

Na feira, serão 250 expositores, 42 estandes de doces, 14 lancherias e dois restaurantes na Praça de Alimentação. Na última edição, recebeu mais de 270 mil visitantes, e mais de dois milhões de doces foram vendidos. Dentre as atrações, estão as atividades do espaço Wombo Combo (games e cultura pop), mais de 600 apresentações artísticas de artistas da região Sul, shows nacionais e a Feira da Agricultura Familiar, com 50 estandes. 

O Fenadoce é Show, receberá apresentações da dupla sertaneja Henrique & Juliano, no dia 2 de junho; o show do DJ Alok, no dia 9, e o Cabaré Night Club, no dia 17, com os cantores Leonardo e Eduardo Costa. O espaço exclusivo para os shows será montado na área externa do parque da Fenadoce. A estrutura tem capacidade para receber nove mil pessoas 

Neste ano, serão mais de 600 apresentações culturais com recursos captados por meio de Leis de Incentivo à Cultura, buscando beneficiar talentos locais. Serão quatro palcos espalhados pela feira. A novidade para essa edição é o Espaço Multipalco, localizado na área externa do Centro de Eventos, que receberá apresentações diversas, ao longo da semana, e será exclusivo à tradição gaúcha, nos fins de semana, com a Estância Princesa do Sul, já tradicional na programação da feira.

O espaço que reúne cultura pop, tecnologia e foi um sucesso em 2016 retorna para a programação da Fenadoce 2017. O Wombo Combo contará com Concurso de Cosplay AnimeBomb –  classificatório para YCC e WCS –, feira de quadrinhos, desafio de artistas, Just Dance à disposição para jogar, espaço de videogames, exposição de Action Figures – dentre outras atrações para públicos de todas as idades. 

A feira também integra o programa Estadual de Agroindústria Familiar, que possibilita que agricultores familiares possam comercializar os seus produtos às milhares de pessoas que passam pelos pavilhões do Centro de Eventos. Os estandes oferecem produtos como geleias, pães, sucos, queijos, salames, vinhos, frutas, legumes e carnes. 

SERVIÇO:

Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2017

Quando: de 31 de maio a 18 de junho

Onde: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116,  Pelotas-RS)

Horário: de segunda a quinta das 14h às 22h; sextas das 14h às 23h; sábados, domingos e feriados das 10h às 23h

Entrada: de segunda a sexta: R$ 8 por pessoa; sábados, domingos e feriados: R$ 10

Site: www.fenadoce.com.br

Facebook: www.facebook.com/fenadoce

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também