Emater apresenta variedades de milho e sorgo durante visita técnica em Mineiros
De acordo com o pesquisador da Emater, Ivanildo Ramalho do Nascimento Junior, o objetivo da atividade foi apresentar as duas variedades de milho comercializados pela Emater
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), promoveu a 1ª Visita Técnica a Unidade Demonstrativa de Sorgo e Milho no final de maio, na fazenda experimental da faculdade, em Mineiros.
Durante o evento, foram repassadas informações sobre o Programa de Validação das culturas da Agência. De acordo com o pesquisador da Emater, Ivanildo Ramalho do Nascimento Junior, o objetivo da atividade foi apresentar as duas variedades de milho comercializados pela Emater, o AL Bandeirante e o Emgopa 501, além de três híbridos de sorgo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o BRS 330, o BRS 380 e o BRS 665.
Durante a visita, os participantes realizaram uma avalição do material demonstrado e analisaram características agronômicas do milho e sorgo tais como aparência, tombamento e enchimento dos grãos.
O estudante do 6º período do curso de agronomia Fernando Souza Leal destacou que a atividade foi muito esclarecedora, porque não tinha muito conhecimento sobre as culturas. Ainda segundo o participante, “o uso das variedades tem muitas vantagens. O que mais surpreendeu foi a produtividade do material, e o custo de produção da semente da Emater ser inferior ao preço do mercado”.
Participaram da atividade aproximadamente 20 pessoas, dentre elas estudantes de agronomia, agricultores, e o presidente do Sindicato de Agricultura Familiar de Mineiros, Valcir Goulart.
Unidade
A Unidade Demonstrativa foi instalada na fazenda experimental da faculdade em janeiro de 2017 para realizar a avaliação e divulgação de materiais de milho e sorgo da Emater.
(Goiás Agora)