Meow Tattoo pede licença para marcar sua cabeça (e corpo)
Festival reúne fãs de tatuagens e pets em prol de animais abandonados
MARDEM COSTA Jr.
Você imagina uma relação imediata entre tatuagens e animais? Talvez um desenho específico daquele cão ou gato que tenha te marcado ou mesmo aquele pet que você não vive sem, e chega correndo em casa para vê-lo, e ainda reúne energia para brincar após um dia maçante de trabalho?
Que tal matar a curiosidade e aproveitar o fim de semana para conferir a nona edição do Meow Tattoo? A feira de tatuagens ao estilo flash day é neste sábado (10), no Garuda Tattoo, das 10h às 20h, e conta com a participação de dez tatuadores conhecidos pela cidade – com cerca de seis a sete desenhos por artista.
O público vai poder conferir – ou mesmo tatuar – desenhos feitos especialmente para o evento e estilos de dermopigmentação, do clássico ao contemporâneo, sem redimensionamentos de imagem ou cobertura.
Parte da renda será revertida para duas entidades de proteção de gatos e cachorros de rua abandonados – os abrigos Lar, Doce Lar (que atua com animais cegos e paraplégicos) e Lar Amicão – podendo ser específico para cães e/ou gatos.
Com uma média de 400 pessoas por edição, a Meow Tattoo prepara-se para dar um passo maior. São esperadas 800 pessoas nas dez horas de evento. Uma responsabilidade e tanto para a organização, apesar do cenário econômico e político nacional pouco favorável.
No ano passado, a feira arrecadou mais de R$ 6 mil, que, após descontos com os gastos, foram utilizados para financiar a acolhida aos pets e ainda procedimentos fundamentais para a saúde deles – como vacinas, vermífugos e castração. A expectativa é que o valor arrecadado seja maior em relação a 2016.
A tatuadora Paula Freitas Aquino, 27, organizadora do Meow Tattoo, se inspirou em um programa de TV do canal Animal Planet – sobre ações semelhantes realizadas nos Estados Unidos – para a realização da feira, que acontece em pelo menos três períodos anuais – começo, meio e fim do ano.
Dame des Chats (dama dos gatos, em francês)– apelido de Paula – é amante de carteirinha dos caninos e felinos e das tatuagens, militante da causa, e é tatuadora desde os 21 anos, embora ame o universo das tattoos desde os 15. E como ela colocou a ideia em prática em terras goyazes?
“Eu era voluntária em um abrigo de gatos. Aí pensei em organizar o evento, fiz a proposta para eles, e toparam, então ajudamos lá por algum tempo. Percebi que tinha um espaço onde o evento se encaixaria, pois há muitos tatuadores que apoiam a causa dos animais e fãs dos pets que se amarram nas tattoos. Eu adorei ter tirado esse projeto do papel”, frisa.
O objetivo a longo prazo, segundo a tatuadora, é poder ajudar todos os abrigos de Goiânia com as três ações por ano.
E como a tatuagem entrou na vida de Paula Aquino? Ela revela que é uma paixão antiga. “Desde pequena eu desenho. Minha mãe gostava de mexer com arte e me incentivava a desenhar. Com 15 anos, conheci uma tatuadora que me incentivou, conheci mais pessoas do ramo, porém só comecei de fato a tatuar com 19, 20 anos, após aprender noções básicas com um amigo e estou desde então”, rememora.
Questionada pelo Essência sobre qual é o diferencial de um tatuador, Paula é enfática. “É preciso ter amor e dedicação. Há o deslumbre do status da profissão, de achar algo legal, descolado, mas, sem dedicação, o tatuador é só mais um, e o renome acontece pela paixão e garra no que faz”, completa.
Nesta edição, além das tattoos será realizada uma garage sale de produtos destinados aos fãs de motociclismo, como vestimentas e equipamentos específicos para motos, em parceria com a Garagem Route T38, especializada no segmento. Na ocasião, estes poderão ser adquiridos ou trocados.
Para que o público possa aproveitar a Meow Tattoo com conforto e segurança, a Rua T-38, entre a Rua T-58 e a Avenida T-11, no Setor Bueno, será interditada. No local, entre tendas e mesas – expositores de diversos itens, entre camisetas, canecas, almofadas, armações para óculos de sol e grau, relógios, bolsas, doces, cupcakes e paletas – estarão à disposição.
Como ninguém é de ferro, food trucks estarão a postos para matar a fome dos visitantes com vários tipos de comidinhas e bebidas alcóolicas – ou não –, enquanto esperam, quem sabe, sua vez para riscar a pele. Aos fãs de cerveja, barris de chopp serão instalados para assegurar a diversão.
Paula ressalta, ainda, que a vendagem destes produtos também auxilia na arrecadação em prol das entidades. “Uma porcentagem é cobrada dos expositores, e ela é computada junto às tatuagens, tirando uma parte do tatuador. Quem for ao evento, terá a oportunidade de estar em um lugar bacana, com pessoas legais, e ainda colaborar para o bem-estar de cães e gatos abandonados”, finaliza.
SERVIÇO:
9º Meow Tattoo
Quando: 10 de junho (sábado)
Onde: Rua T-38 esquina com Avenida T-11, Setor Bueno (em frente à Igreja Rosa Mística)
Horário: das 10h às 20h
Atrativos: Tatuagens, troca e venda de artigos para moto, comida, bebida, vestuário, etc.
Mais informações: facebook.com/events/332799040468614