O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 15 de fevereiro de 2026
Entretenimento

‘Lanterna Mágica’ começa nesta terça em Goiânia

Gratuito, Festival Internacional de Animação traz filmes de diversas partes do mundo, debates, palestras e oficinas

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 13 de junho de 2017
‘Lanterna Mágica’ começa nesta terça em Goiânia
Gratuito

O calendário brasileiro de festivais de cinema ganha mais um destaque no âmbito das animações. O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação começa hoje (13) com programação que se estende até domingo (18). Mostras Competitivas e Não Competitivas, oficinas, palestras e debates dão vida ao Lanterna Mágica, que será realizado no Espaço Sonhus, no Centro de Goiânia. Todas as atividades são gratuitas. 

A partir das 20h, ocorre a abertura do festival em um evento conjunto com o 4º Cinema na Calçada, projeto que ocupa espaços públicos da Capital com mostras de filmes. Uma sessão especial de curtas e uma feirinha em parceria com o Casulo Moda Coletiva dão o start ao festival. Tuk pub da cerveja Colombina, banquinha da HocusPocus, comidinhas e mais algumas surpresas recebem o público na noite de abertura.

Programação

Foram mais de 350 animações inscritas, entre produções brasileiras de diversos estados e de países como Suíça, Alemanha, Grécia, França, Polônia, Argentina, México e Colômbia. As mostras competitivas estão divididas entre nacionais e internacionais; competem nessa categoria apenas curtas-metragens. A curadoria da Mostra Nacional de Curtas foi feita por Ricardo de Podestá, diretor, roteirista, animador e diretor de criação. Ludielma Laurentino é montadora, roteirista, diretora e sócia da produtora Panaceia Filmes e curadora da Mostra Internacional de Curtas. 

A Mostra Não Competitiva do Lanterna Mágica conta com longas-metragens de diversos países, que serão exibidos em sessões ao longo da programação. A Sesta Cultural é uma mostra voltada para os alunos do Colégio Lyceu, onde o Espaço Sonhus está localizado. Já a Mostra Especial: História da Animação em Goiás homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória e, após a sessão de sábado, será realizado o debate O Mercado de Animação em Goiás para aprofundar a discussão de como o Estado se projeta no mercado nacional e internacional. 

Além das exibições

Entre os objetivos do festival está o de promover debates e encontros que contribuem diretamente na formação e na valorização do mercado de animação nacional, projetando-o internacionalmente. Um estudo de caso sobre o processo de criação e produção do longa O Menino e o Mundo, com o diretor Alê Abreu e Priscilla Kellen, será realizado no domingo. 

Rosana Urbes ministra a palestra Processos de Realização de um Filme de Animação, na quinta-feira, quando também ocorre a oficina Storyboard, com Emerson Rodrigues. Ainda como parte da programação o Lanterna Mágica irá promover um exercício de pitching, no dia 17 de junho, com o intuito de profissionalizar roteiristas, diretores e produtores. O pitching é um formato de apresentação oral de projetos, muito utilizado no mercado do audiovisual, para defesas em editais, acordos de co-produção, contratos com canais de televisão e demais situações. 

O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação é uma realização da Caolha Filmes. Essa é a primeira edição do festival, que foi contemplado com o Fundo de Arte e Cultura. 

SERVIÇO:

Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

Quando: de 13 a 18 de junho

Onde: Espaço Sonhus (dentro do Colégio Lyceu de Goiânia. Rua 21, nº 10, Setor Central – Goiânia)

Programação completa: lanternamagicafestival.com.br

Entrada franca

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também