Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta em Goiânia
A previsão é que até 2023 não haverá mais sinal analógico ativo no Brasil
Com 92% dos domicílios já recebendo o sinal digital da TV aberta, o desligamento do sinal analógico em Goiânia e mais 28 cidades do entorno deve ser confirmado para esta quarta-feira, 21. Os novos números da pesquisa foram apresentados ao Gired (grupo de implantação da digitalização) nesta terça-feira, 20, pelo Ibope Inteligência, empresa contratada pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para aferir o grau de digitalização.
A data inicial para o switch-off analógico nos municípios era 31 de maio, mas a aferição da digitalização dos domicílios chegou a 88%, abaixo portanto dos 90% exigidos no decreto que regulamenta as condições de desligamento. O prazo foi então adiado para o dia 21 de junho.
A EAD superou também a quantidade de kits gratuitos (antena, conversor e controle remoto) distribuídos aos beneficiários dos programas sociais do governo federal. Em vez dos 295,2 mil previstos inicialmente, foram entregues mais de 400 mil, alcançando o percentual de 135%. E esse número deve crescer ainda mais, já que a distribuição permanecerá por 45 dias após o desligamento do sinal analógico.
Por determinação do Gired, os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado deverão ainda apresentar na tela durante 30 dias uma cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas. De acordo com o levantamento, Goiânia conta com 505,5 mil domicílios, enquanto os municípios do entorno somam 465,7 mil. (Com informações Convergecom)