Testes rápidos de HIV chegam a Goiânia
Com 99,9% de eficácia, expectativa é de que, com a popularização, testes que devem custar aproximadamente R$ 80, sejam cada vez mais acessíveis
Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio deste ano e capaz de identificar a presença de anticorpos contra o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue, já estão disponíveis em Goiânia as primeiras unidades do teste rápido de detecção do HIV. Garantindo 99,9% de eficácia, mas ainda em caráter experimental, o produto ainda não está disponível em todas as farmácias da cidade.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-GO), o Action!, fabricado pela empresa Orange Life, pode ser encontrado por um valor aproximado de R$ 80, preço que deve cair após a popularização do material. A alta procura pelo produto em outras regiões do país foi o fator determinante para a chegada do mesmo ao Estado, embora tenha se sentido um certo atraso desde que seu anúncio foi feito.
O exame, segundo informa a Anvisa, só pode fazer a detecção do vírus após 30 dias depois do contágio. Se o resultado der positivo, recomenda-se o exame de laboratório. Caso o resultado se apresente o contrário, o indicado é que se repita a verificação mais duas vezes, com 30 e 60 dias até que se complete 120 dias da suspeita de contágio.