Homenagem italiana à Rosarita será replicada em Goiânia nesta terça-feira
As escritoras Maria Elizabeth Fleury Teixeira, Placidina de Siqueira e Natalina Fernandes Cunha vão replicar a homenagem prestada pelo Festival Internacional de Cinema, Arte e Biografia, de Asolo, Itália, à escritora goiana Rosarita Fleury, em solenidade na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), nesta terça-feira (10). É o terceiro ano consecutivo que […]
As escritoras Maria Elizabeth Fleury Teixeira, Placidina de Siqueira e Natalina Fernandes Cunha vão replicar a homenagem prestada pelo Festival Internacional de Cinema, Arte e Biografia, de Asolo, Itália, à escritora goiana Rosarita Fleury, em solenidade na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), nesta terça-feira (10). É o terceiro ano consecutivo que a cidade italiana dedica espaço à cultura goiana.
O evento em Asolo foi realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, e destacou o trabalho de Rosarita, fundadora da Aflag e autora de obras como Elos da Mesma Corrente. A homenagem é uma iniciativa da psicanalista Márcia Marina da Silva, presidente de honra da Associação dos Amigos do ArtFilm Festival (AFA), juntamente com o produtor cultural AttilioZamperoni (falecido no ano passado), que, desde 2014, abriram essa ponte cultural entre Goiás e a Itália.
Amanhã, será lançado – a exemplo do que ocorreu em Asolo – o livro Rosarita Fleury: AGrande Romancista, organizado pela escritora e poeta Cláudia Machado, que traz textos da própria homenageada e de outras autoras, como Maria Elizabeth Fleury, filha de Rosarita e convidada especial do festival, de Placidina Siqueira e Natalina Cunha.
Asolo fica região nordeste da Itália, na província de Treviso, com cerca de 7.434 habitantes. Além de literatura, o festival também destacou filmes de arte, apresentações de dança, música e teatro de várias partes do mundo – além de degustações da cozinha internacional.
Rosarita Fleury foi fundadora da Aflag, junto às escritoras Ana Braga e Nelly Alves de Almeida. Foi sua primeira presidente, a partir de 1969, tendo ocupado esse cargo enquanto esteve viva, portanto durante 24 anos até 1993. Ela morreu em Goiânia no Dia da Poesia, em 14 de março de 1993.
Além do romance Elos de Mesma Corrente, Rosarita publicou Sombra em Marcha, as biografias de Heitor Moraes Fleury, Eurydice Natal e Silva, Jarbas Jayme e Altamiro de Moura Pacheco; e os livros de poesia Pétalas e Crônicas Domésticas.
O evento é uma promoção da Aflag como forma de valorização da cultura goiana, em especial às expoentes das artes e literatura feita em Goiás.