Criança de 8 anos lança livro, nesta segunda, em Goiânia
Exemplar ‘O Primeiro Ovo’ se transforma em projeto de incentivo à leitura em escolas públicas de Goiás
GABRIELLA STARNECK*
João Luiz da Silva Meireles Mourão faz sua estreia no mundo literário com o livro O Primeiro Ovo, que será lançado nesta segunda-feira (9), às 20h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O livro também será divulgado nas cidades de Goiás e Corumbá de Goiás, escolhidas por serem berço de importantes escritores da literatura goiana como Hugo de Carvalho Ramos e Cora Coralina. O livro será transformado em projeto de incentivo à leitura em escolas públicas de Goiás, e todo o programa tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
O evento conta com a presença da escritora Dinorá Couto Cançado, que ministrará a palestra Leitura, Cidadania e Transformação Social. Além disso, Wender Francisco de Assis conduzirá oficinas de criação de brinquedos artesanais e brincadeiras antigas em escolas municipais. O pequeno João também terá contato direto com outras crianças de sua mesma faixa etária, entre 5 e 8 anos, sobre o processo de criação do seu livro.
A mãe de João, Graziene Moreira, fez questão da presença de Dinorá no lançamento do projeto pelo trabalho que ela já desenvolve com estímulo a temática Leitura, Cidadania e Transformação Social , e por ela ser autora de livros infantis. “Conheci Dinorá por ocasião do Curso de Capacitação para Gestores Culturais do Centro-Oeste, e, desde, então temos mantido contato”, afirmou a mãe de João. A preleção não será destinada apenas a professores, pais e demais profissionais que atuam com educação infantil, mas a todas as pessoas que têm interesse por educação e arte.
João Meireles
Apesar de estar com 8 anos, João escreveu o livro com apenas 6, e recebeu todo o apoio da mãe, que é gestora cultural e coordenadora do projeto de incentivo à leitura. Segundo Graziene, o interesse de João pela leitura surgiu quando ele ainda era muito pequeno. “Desde muito cedo, mesmo quando ainda não sabia ler, ele via os livros, e lia as ilustrações com sua própria imaginação”, afirma a produtora.
Graziene também destaca que sempre incentivou seus filhos a ler gibis, livros interativos, daqueles que tÊm relevo, por exemplo, já que a textura chama a atenção das crianças. “Sempre peço os livros do Itaú Cultural e também do projeto Ciranda do Livro, da escola onde estudam. Durante todo o ano, eles leem bastante”, afirma a mãe de João. Graziene ainda ressalta o sentimento de alegria por ver que o resultado desse incentivo vem dando bons frutos.
‘O Primeiro Ovo’
Segundo Graziene, certo dia João chegou à sua casa, depois da escola, e disse que queria escrever um livro. “Eu disse ‘legal, é bom mesmo’, porque todos precisamos ter um filho, escrever um livro, e plantar uma árvore. Como você já plantou algumas árvores, está no caminho certo”, afirmou a mãe. Contudo o menino disse que queria escrever o livro, naquele momento, e já pediu as folhas. Graziene relata que entregou alguns papéis ao filho, e, no mesmo dia, ele terminou uma parte da obra.
No dia seguinte, João pediu o livro, novamente, e o concluiu. A mãe do pequeno ainda ressalta que, para ela, João já tinha a história, na cabeça, e já sabia como iria fazer. Surpresa com os acontecimentos, Graziene em um primeiro momento não havia pensado em tornar a história em um livro editado, no entanto percebeu que, por meio de um projeto, ela poderia contribuir para despertar o desejo das crianças pela leitura.
A história gira em torno de Adão: ele teria nascido de um ovo, e é um amigo, o Esquilo, que o ajuda a quebrar este ovo e a revelar a existência de Adão.
Incentivo à leitura
O programa de incentivo à leitura, coordenado por Graziene, levará a todas as escolas, que receberem o projeto exemplares do livro para suas bibliotecas. Além disso, as oficinas ofertadas serão gratuitas. O objetivo é levar adiante o exemplo de João para influenciar outros jovens escritores espalhados por Goiás. “Não é que queremos que elas se tornem escritoras e sigam esse exemplo – a escrita é uma consequência. Mas sabemos que o desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e humano, em todas as áreas, só é possível se começar pela leitura. É ela que traz o conhecimento, é a fonte”, afirma Graziane.
A mãe de João ainda destaca que a sociedade vive em uma era de superestimulação em todos os sentidos – visual, comercial e consumista –, mas destaca que a leitura é a base do conhecimento. “Estimular a leitura permite que o cidadão, que a criança no futuro possa ter condições de exercer sua cidadania com mais segurança e sendo menos influenciado ou manipulado pelos meios de comunicação de massa”, afirma a produtora. Graziene também alerta que a leitura ajuda a estimular a criatividade, a expressividade e formação, mas ressalta a necessidade de os pais ficarem atentos aos assuntos abordados nos livros. “É importante conhecer os conteúdos disponíveis para a leitura da criança. “Há muita coisa nas entrelinhas dos livros, ainda que estejam classificados como infantis”, finaliza a mãe de João.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
Lançamento de ‘O Primeiro Ovo’ – de João Luiz da Silva Meireles Mourão
Entrada gratuita
GOIÂNIA – 9/10 às 20h
Encontro com João Luiz e Dinorá Couto Cançado
Onde: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Oficina com Wender Francisco de Assis (no dia 20/10)
Onde: Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho – à tarde
CORUMBÁ DE GOIÁS – 17/10 às 19h30
Encontro com João Luiz e Dinorá
Onde: Cine Teatro
Oficina com Wender Francisco de Assis
Onde: Escolas Municipais Bernardo Élis, Benedito de Fontes Leal, Benigno Gomes Teles, Feliciana de Sousa Leite (de manhã e à tarde)
CIDADE DE GOIÁS – 18/10 às 19h30
Encontro com João Luiz e Dinorá
Onde: Espaço Conviver
Oficina com Wender Francisco de Assis
Onde: Escola Municipal Sonho Infantil – à tarde