O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Projeto

Saúde de Goiânia inicia ação ‘Finados sem Aedes’

Ação tem início a partir das 8 horas no Jardim das Palmeiras, no setor Centro-Oeste

Postado em 31 de outubro de 2017 por Sheyla Sousa
Saúde de Goiânia inicia ação 'Finados sem Aedes'
Ação tem início a partir das 8 horas no Jardim das Palmeiras

aad8bccaa7fde53b8738df33f6c67602

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciiou a campanha ‘Finados sem Aedes’. Além de limpar e eliminar possíveis criadouros do mosquito nos principais cemitérios da Capital, os visitantes dos locais serão orientados a não deixarem materiais que possam acumular água nos túmulos e jazigos. Ação tem início a partir das 8 horas no Jardim das Palmeiras, no setor Centro-Oeste.

Além da inspeção nos cemitérios e imediações, os agentes de combate às endemias também visitarão floriculturas e lojas próximas aos locais para orientar comerciantes a evitarem vender vasos e recipientes que acumulem água. ‘O trabalho de conscientização é fundamental para impedir que novos criadouros sejam levados aos túmulos e jazigos durante as visitas no feriado de Finados’, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.

Feriado

Já na quinta-feira, 02, educadores em saúde estarão nos principais cemitérios da cidade para orientar os visitantes sobre a importância do descarte adequado dos objetos que acumulam água das chuvas, como vasos com plantas, embalagens plásticas e copos descartáveis. ‘Muitos materiais deixados nos túmulos durante o feriado são potenciais criadouros do mosquito’, alerta a superintendente.

Para estimular a utilização de materiais alternativos durante o Dia de Finados, nos stands dos educadores em saúde da SMS nos principais cemitérios de Goiânia estarão disponíveis flores e lembranças feitas com recicláveis, como garrafas pet, por exemplo. Para Flúvia Amorim, o trabalho tem um duplo impacto. ‘O artesanato com recipientes que antes poluíam o ambiente e serviam para acumular água são utilizados como substitutos para vasos de flores, lembranças e embalagens nos jazigos’, destaca. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também