Mais de 6,7 milhões realizam provas do ENEM neste domingo (5)
Clima é de expectativa. Entre as proibições, está uso de celular e de lápis de escrever
Acontece neste domingo (5) o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No total serão 6,73 milhões de candidatos que se debruçarão sobre as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. As provas terão início às 13h30 e terão duração de 5h30, período em que os alunos devem resolver 90 questões, bem como a redação.
Na tarde de ontem teve fim a batalha judicial travada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU), quanto à suspensão da regra que proibia o desrespeito aos Direitos Humanos na redação. A justificativa usada para o pedido era a de que ao conferir notas 0 às redações, direitos de opinião estariam sendo cerceados.
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disseram que acataram a decisão, proferida pela Ministra Carmem Lúcia, “em nome da segurança pública e da tranquilidade de quem fará a maratona de provas.
A segunda etapa do exame acontece no próximo domingo (12), onde serão resolvidas questões de Matemática e Ciências da Natureza. Em 2016, as provas aconteciam apenas em um fim de semana, no sábado e no domingo.
É importante ficar atento ao horário! Os portões abrem às 12h e fecham às 13h em ponto, no horário de Brasília. A aplicação das provas começa 30 minutos após o encerramento da movimentação na entrada, pontualmente. Para fazer a prova é necessário estar com documento de identidade original com foto e portar caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente. Outra cor pode impossibilitar a leitura óptica do cartão resposta.
O uso de celular ou aparelhos eletrônicos é totalmente proibido.