Motoristas estão mais conscientes
Multas por embriaguez ao volante caem 20%. Estudo foi realizado pelo Detran Goiás. Cerca de 96 motoristas foram autuados neste ano
Wilton Morais*
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou dados que apontam redução de aproximadamente 20,6% no número de motoristas autuados neste ano, por embriagues, se comparado ao ano passado. Neste ano, as abordagens do Balada Responsável autuaram 96 motoristas embriagados ao volante, a cada mil abordagens realizadas, cerca de 9,6% das abordagens resultaram em autuação. No ano passado, foram 121 abordagens por mil abordagens, o que representa 12,1% do total de abordagens.
O gestor de operações, Francisco de Assis Peixoto aponta que devida a quantidade de trabalhos realizados pelo Detran, em escolas, empresas e em parceria com meios de comunicação tem resultado na conscientização do goiano. “Comparamos os dois primeiros semestres do ano. Nossa expectativa é que o índice continue crescendo e que mais pessoas deixem de misturar a direção com a bebida alcoólica”, ponderou.
O motorista Maxiliano Sardinha considera que as ações para redução dos índices de embriaguez ao volante são essenciais para manter a segurança no trânsito. “Eu dirijo muito a noite com minha família. Vejo muita imprudência, pessoas furando o sinal. No jeito de conversar e dirigir você sabe que a pessoa está embriagada. Essa imprudência é fruto do egoísmo, a pessoa pensa apenas nela e na multa. Mas dirigir embriagado pode causar a destruição de uma família”, analisou.
Ao estacionar com o filho no colo, Maxiliano alertou para o perigo proporcionado por aqueles que dirigem embriagados. “A pessoa que dirige nesta condição sempre tem uma desculpa. Fala até que dirige melhor, eu escuto isso desde pequeno. É mentira, apenas cria coragem para fazer as besteiras no trânsito. Depois que fazem o erro, precisam se recompor para ter consciência da merda que fizeram”.
Educação
De acordo com o Detran, a redução é devida a política educativa intensificada nos últimos anos, além do aumento da fiscalização no trânsito do Estado. O órgão alerta que a multa para esse tipo de infração é de R$2.934,70, sob pena de retenção do veículo e CNH. O condutor também responde a processo que pode gerar 12 meses de suspensão do direito de dirigir.
77% das infrações foram lavradas para o público jovem
Conforme o levantamento, 77% das infrações são destinadas a faixa etária dos 23 aos 47 anos. Destes, 7% dos condutores são recém-habilitados e têm entre 18 e 22 anos. A imprudência também se destaca aos homens. De todas as autuações aplicadas, 92% dos motoristas alcoolizados são homens.
“Hoje as pessoas tem muitas opções. Podem pegar o Uber ou um taxi. Eu consumo bebidas alcoólicas, mas não dirijo sobre efeito do álcool. Se for o caso, e eu precisar sair, eu chamo o Uber. Temos muitas opções”, contou o motorista Ricardo Souza.
“Estaremos constantemente na rua, fortalecendo as parcerias de trânsito. Isso para que a cada dia possamos conscientizar mais os condutores, valendo a pena, respeitar a lei de trânsito. Essas pessoas, em sua maioria são homens. Falta conscientização tanto dos órgãos quanto das pessoas. A multa, com seu valor pesado, pode ser que influencie na consciência das pessoas”, considerou Franscisco, gestor de operações do Detran.
Conforme o Detran, ações como o programa de trânsito Balada Responsável é um grande reforço à Segurança Pública. Apenas no primeiro semestre deste ano, durante as blitzes do programa, foram presos 67 motoristas por adulteração de característica, receptação e lesão corporal culposa; 45 presos por desacato, desobediência ou falsa identidade; 58 condutores foram presos pela lei do desarmamento; e foram recuperados 53 veículos.
O Detran esclarece que durante as ações são checadas a documentação do condutor e do veículo, além do trabalho rotineiro das abordagens policiais. As ações também objetivam elevar a sensação de segurança do cidadão e inibir a ação de criminosos. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)
Detran entrega novos veículos ao programa Balada Responsável
Mais dois veículos zero quilômetros foram entregues pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ao Batalhão de Trânsito (BPMTran), unidade especializada da Polícia Militar responsável pelo policiamento de trânsito em Goiânia. Os automóveis oficiais serão utilizados como reforços pelo Programa Balada Responsável no combate aos casos de embriaguez ao volante.
Participaram da entrega o diretor de Atendimento Institucional e Infraestrutura do Detran, Paulo de Jesus; o gerente de fiscalização do Detran, coronel Júlio Mota; o tenente-coronel Danilo Moura Braga, o coronel Ricardo Rocha e o major Daniel Freire Rezende, estes do Batalhão de Trânsito.
O Programa Balada Responsável tem o objetivo de coibir a combinação de álcool e direção, retirando das ruas condutores embriagados, visando a redução de acidentes e mortes no trânsito. Também auxilia na promoção da segurança pública, tendo em vista que nas blitzen de fiscalização são realizados todos os procedimentos padrões de abordagens policiais.