O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Concurso

Mais de mil professores vão assumir salas de aula

Prefeitura informou que 1,3 mil professores deverão ser chamados. Em seguida, eles devem assumir salas de aula

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 2 de março de 2018
Mais de mil professores vão assumir salas de aula
Prefeitura informou que 1

759d4936095f5c3bf670c8b2afe6a6ef

Marcus Vinícius Beck*

Os professores aprovados em concurso público serão chamados de uma vez pela Secretaria de Educação de Goiânia (SME). Em edital publicado ontem no Diário Oficial do Município, a Prefeitura disse que eles vão ter um prazo para apresentar a documentação e formalizar o ingresso às salas de aula. No entanto, o tempo entre o professor apresentar a documentação e assumir uma turma é variável de acordo com as etapas posteriores à convocação. 

A Prefeitura da Capital informou que houve 1.302 aprovados, superando as expectativas de vagas previstas para o certame que era de 4.927 chamados desde 2017. As vagas contemplam áreas como atividades auxiliares de educação, agente de apoio educacional, assistente administrativo educacional e professores nas áreas de Música, História, Geografia, Português, Educação Física e Libras. 

De acordo com a SME, os profissionais que foram aprovados devem realizar agendamento online no site da Prefeitura. Em seguida, eles precisam comparecer no local em que serão lotados em até 30 dias, que serão contados a partir da data de publicação do edital. Uma vez feita a análise dos documentos, os candidatos que se enquadrem nas normas previstas serão nomeados e edital. 

Protesto

Um grupo de professores aprovados em curso público pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SME), protestou no final de janeiro para cobrar soluções para quem ficou no cadastro de reserva. Os manifestantes cobravam uma solução sobre suas convocações que deveria ter acontecido na segunda quinzena do mês passado. No ato, ficou evidente a insatisfação do grupo em saber que a educação de Goiânia contava com déficit no número de vagas para professores. 

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que o processo estava na Secretaria Municipal de Finanças em trânsito na Secretaria Municipal de Finanças e que a convocação estava dentro do prazo estipulado pela pasta. No texto, a secretaria comprometeu-se a cumprir os prazos que constava no edital do concurso. Por fim, disse que as convocações ocorrem em conformidade com a saúde financeira da Prefeitura. 

Estado

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), determinou anteontem a realização de concurso público para professores nas escolas estaduais. Ao todo, serão disponibilizadas 900 vagas para educadores, além de cadastro de reserva. O salário inicial deverá ser de R$ 3.126,34 para uma carga horária de 40 horas semanais. Na primeira fase, 1.416 candidatos serão convocados na primeira etapa. Após a prova de títulos, que é classificatória, 900 serão selecionados para as áreas de Matemática, Química e Física. 

A titular da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduce) disse que o certame é o início de algo maior relacionado à Educação. “À medida em que formos substituindo os professores que estão fora de sua área de atuação, poderemos definir qual é o déficit real que temos e novos concursos serão realizados”, diz. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também