O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Judicial

Projeto de lei quer professor pedófilo fora da sala de aula

Deputado Carlos Antônio defende,
por meio de projeto de lei que tramita
na Assembleia, afastamento até
que processo
tramite em julgado

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 5 de março de 2018
Projeto de lei quer professor pedófilo fora da sala de aula
Deputado Carlos Antônio defende

76b11f2e26a8d22debfe6b0bd383201d

Professor da rede pública estadual de ensino que responder a processos judiciais ou administrativos por pedofilia deverá ser afastados das atividades de sala de aula até que o processo transite em julgado. 

A proposta, de iniciativa do deputado Carlos Antônio (PSDB), já está tramitando na Assembleia Legislativa e deve ser votada em plenário nas próximas semanas. De acordo com o artigo 2°, o professor afastado poderá exercer atividades administrativas.

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar aponta que de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CIDl) da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pedofilia é uma doença, pertencente ao grupo de transtornos da personalidade e do comportamento do adulto, classificada entre os transtornos de preferência sexual. 

“Nesse sentido, a pedofilia é definida como a preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade”, salienta o parlamentar.

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente na Assembleia, ele diz que zelar pela integridade das crianças e adolescentes é um compromisso social, previsto no artigo 227 da Constituição Federal, que visa assegurar o direito à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito, bem como garantir a proteção desses cidadãos contra toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. O Código Penal define como crime a relação sexual ou ato libidinoso praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também