‘A Forma da Água’ é o grande vencedor do Oscar 2018
Filme que havia recebido indicação em 13 categorias levou 4 estatuetas
GABRIELLA STARNECK*
A tão esperada noite de premiação do Oscar 2018, realizada no domingo (4) em Los Angeles, confirmou o que muitos esperavam: o filme A Forma da Água foi o grande vencedor da noite com quatro estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor (para o mexicano Guillermo Del Toro), Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção. O filme, que reúne drama, fantasia e romance, aborda a relação de uma mulher muda com uma criatura misteriosa.
Em noite de prêmios divididos, outro filme que ganhou destaque foi Dunkirk, que levou três estatuetas – todas técnicas: Edição, Edição de Som e Mixagem de Som. Na sequência, O Destino de uma Nação, Blade Runner 2049 e Três Anúncios para um Crime levaram dois. Os dois brasileiros indicados no Oscar 2018 – Carlos Saldanha, diretor de O Touro Ferdinando, que concorria na categoria Melhor Animação, e Rodrigo Teixeira, produtor de Me Chama pelo meu Nome, não ganharam.
Em noite marcada por tom político e manifestação contra o assédio sexual e igualdade de gêneros, A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA revelou os vencedores das 24 categorias da 90ª edição do Oscar. Inclusive, o apresentador Jimmy Kimmel ressaltou, em seu discurso inicial, questões de inclusão, ao lembrar, por exemplo, que apenas 11% dos filmes produzidos por mulheres. “Se esta noite você não é um candidato que não está fazendo história, que pena pra você”, brincou ele. Isso porque, apesar das desigualdades ainda existentes, a noite foi marcada por feitos inéditos: James Ivory, 89, virou o ganhador mais velho de um Oscar na história, pelo roteiro adaptado de Me Chama pelo seu Nome; Jordan Peele foi o primeiro negro a ganhar o Oscar de Roteiro Original, com o filme Corra, e Uma Mulher Fantástica se tornou o primeiro filme a estrelado por uma pessoa transexual a levar o Oscar.
Premiação
A tão desejada estatueta do Oscar foi para A Forma da Água, que ganhou como Melhor Filme. Mas outras 23 categorias foram premiadas durante o evento, com destaque para Guillermo Del Toro, que levou o prêmio de Melhor Diretor, com A Forma da Água; Gary Oldaman como Melhor Ator no filme O destino de uma Nação; Frances McDormand como Melhor Atriz em Três Anúncios para um Crime; Sam Rockwell como Melhor Ator Coadjuvante, com o filme Três Anúncios para um Crime, e Allison Janney como Melhor Atriz Coadjuvante em Eu, Tonya.
A Forma da Água’também foi premiada com Melhor Trilha Sonora, já Remember Me levou a estatueta de Melhor Canção. Uma Mulher Fantástica ganhou como Melhor Filme em Língua Estrangeira; Viva a vida é uma Festa como Melhor Animação; Dear Basktbaal como Melhor Curta de Animação; The Silent Child’ como Melhor Curta; Ícaro, como Melhor documentário; Heaven is a Traffic Jam on the 405, como Melhor Documentário em Curta-metragem; Jordan Peele pelo Roteiro Original com Corra e James Ivory pelo Melhor Roteiro Adaptado com Me Chama pelo seu Nome.
Roger Deakins foi premiado, em Melhor Fotografia, com Blade Runner 2049’ Trama Fantasma, com Melhor Figurino; Dunkirk, com Melhor Edição, Melhor Edição de som e Melhor Mixagem de Som; O Destino de uma Nação, com Melhor Maquiagem e Cabelo; ‘A Forma da Água’, com Melhor Design de Produção; e Melhores Efeitos Visuais, com Blade Runner 2049.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação de Flávia Popov