Habeas Corpus do ex-presidente Lula será julgado nesta quinta
Prestes a ser julgado, Lula percorre todo o país em busca de apoio de admiradores e apoiadores do PT
A presidente do Superior Tribunal Federal, Carmen Lúcia, se antecipou e logo no início da tarde desta quarta-feira (21), durante sessão no plenário, informou que irá colocar o caso Lula para julgamento nesta quinta-feira (22).
A decisão define se o ex-presidente pode ou não ser preso após ter sido condenado pela turma de desembargadores do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Após a manifestação da ministra houve uma reação imediata para a posição, visto que o plenário anda nos últimos dias sob um clima de abundante mal estar. O ministro Marco Aurélio, alvo de expectativa quanto à proposta de uma questão de ordem, prefiriu se abster de maiores comentários. Diante da manifestação de Carmem Lucia, afirmou que abriria mão de apresentar uma solução. Disse que “não faria nada”.
Atualmente, o ex-presidente convoca admiradores e apoiadores a participar de suas caravanas pelo interior do país, uma estratégia eleitoral do PT bastante conhecida na década de 1990.
Nas excursões, intituladas “Caravanas da Cidadania”, Lula dedica parte de seus discursos a sua defesa e a ataques, entre outras pautas, contra o então presidente Michel Temer, que afirma ser “golpista”, e à operação Lava-Jato, a quem acusa de perseguição política.