Metade dama, metade motociclista
Valorização da mulher e cuidados no trânsito serão temáticas abordadas em evento beneficente
GABRIELLA STARNECK*
O 1º Chá Beneficente das Mulheres Motociclistas ocorre, neste sábado (24), nas Chácaras Anhanguera, em Goiânia. Com o intuito de divulgar essa prática entre as mulheres, o motogrupo Avante propôs a iniciativa que, além de valorizar as mulheres motociclistas e as garupeiras, tem cunho social. Cerca de 20 motoclubes apoiam e devem comparecer ao Chá Beneficente.
Todo o recurso que for arrecado no evento será destinado a casa Pão e Vida – responsável por realizar trabalhos de recuperação com andarilhos. Segundo uma das fundadoras do projeto, e esposa do vice-presidente e fundador do motogrupo Avante, Aliliam Costa, ao saberem, no ano passado, que o centro de recuperação havia sido assaltado, surgiu a ideia de destinar o recurso arrecadado para o local: “Nós vamos comprar o que eles estão precisando, como produtos de higiene pessoal, de limpeza, gás, colchões, etc”.
Chá Beneficente
A ideia de criar um evento voltado para motociclistas e garupeiras partiu de Aliliam e da esposa do presidente do motogrupo Avante, Lauda Pereira. Segundo a fundadora, ao perceberem que a maioria dos eventos de motociclismo era para homens, elas resolveram organizar um que fosse apenas para mulheres. “Além disso, ainda ficamos sabendo que a casa Pão e Vida havia sido assaltada, então resolvemos que o evento teria cunho social”, afirma Aliliam.
A proposta do Chá Beneficente é realizar uma integração entre as mulheres. “As motociclistas não se misturam tanto com as garupeiras que acompanham os maridos, então o intuito é aproximar esses dois grupos”, explica Aliliam. Além disso, a fundadora relata que acredita que eventos como esse vão contribuir para que os homens tenham uma nova visão das mulheres dentro do motoclubismo. O intuito é que o Chá Beneficente ocorra anualmente, em março, por causa do Dia Internacional da Mulher.
Em relação às dificuldades para estruturação do evento, Aliliam brinca: “O principal desafio é saber o que os homens vão fazer enquanto as mulheres estiverem no evento” (risos). Outro aspecto que a fundadora aponta é a dificuldade de conseguir parcerias, porque embora metade do recurso para realização do evento venha do caixa interno do motogrupo, os outros 50% são financiado por parceiros. Vinte motoclubes apóiam o Chá Beneficente e já garantiram presença, ou seja, vão comprar os ingressos e contribuir com o evento.
Programação
O Chá Beneficente conta com uma programação que se estende das 15h até por volta das 19h. Durante esse período, as mulheres terão contato com bufê, estandes e atividades voltadas para o lado estético da mulher – como design de sobrancelhas e cuidados com o cabelo. Ainda haverá sorteios de brindes, entrega de lembrancinhas, além de duas palestras com temáticas relevantes.
O instrutor de motociclismo da Policia Rodoviária Federal (PRF), Steferson Moreira, ministrará a palestra Comportamento de Garupeiras e Motociclistas e Regras Básicas de Sobrevivência. Segundo Aliliam, esse assunto é de extrema relevância: “Ele irá nos ensinar como devemos nos portar nas estradas – além de nos mostrar regras de sobrevivência. Por exemplo, se a garupeira não souber andar na moto, ela pode derrubar o seu parceiro”. O intuito da palestra é conscientizar as pessoas presentes sobre o uso da motocicleta, inclusive outro inspetor da PRF, Eagles Pereira, afirma: “O motociclismo não permite erro, pode ser danoso ou até mortal, embora, seja um meio de transporte. Me preocupa a falta de treinamento, a má formação oferecida pelos Detrans e o modismo – poucos tem a plena consciência dos riscos”.
Já a coach Carol Alencar irá abordar a temática Autoestima feminina. Segundo a palestrante, a proposta da conversa é levar às mulheres a entenderem a importância da autoestima para si mesmas, por meio do autoconhecimento e do amor próprio. “Independente de machismo, femismo ou feminismo, a ideia é passar o valor que elas têm”. Em relação à reflexão, que quer despertar nas mulheres, Carol afirma: “De se sentirem bem com o que escolherem, de se amarem pelo quem são. A palestrante ainda destaca que, se as mulheres se amarem e se aceitarem, elas terão mais confiança para lutar pelo que querem e ser o que quiserem – independentemente dos rótulos que a sociedade, ainda machista, impõe.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
1º Chá Beneficente das Mulheres Motociclistas
Quando: sábado (24)
Onde: Chácaras Anhanguera (Rua 4, nº 849, Qd. CH, Lt. 52/52 – próximo à Eternit)
Horário: das 15h às 19h
Entrada: R$ 20