Mês do oftalmologista é comemorado com campanha de orientação
Especialistas vão esclarecer as dúvidas dos pacientes que passarem pelos consultórios em Goiânia e alguns utilizarão óculos de realidade aumentada para exemplificar como é a visão do glaucomatoso
Para comemorar o dia do oftalmologista, celebrado em 07 de maio, a SGO (Sociedade Goiana de Oftalmologia) realiza durante todo o mês uma campanha de orientação sobre o glaucoma. Especialistas vão esclarecer as dúvidas dos pacientes que passarem pelos consultórios em Goiânia e alguns utilizarão óculos de realidade aumentada para exemplificar como é a visão do glaucomatoso na fase mais aguda da doença.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o glaucoma é o principal responsável pelos casos de cegueira irreversível no mundo e o segundo maior causador de cegueira no ranking geral – perdendo apenas para a catarata, que pode ser revertida por meio de cirurgia. “A campanha de orientação vai ajudar as pessoas a conhecer mais sobre a doença, que não dá sinais. Os óculos de realidade virtual terão o efeito de impactar os pacientes mostrando que o glaucoma é sério e pode cegar. Para prevenção e tratamento é necessário que o paciente faça os exames oftalmológicos de rotina. Não existe outra forma. Quanto mais cedo for o diagnóstico, menores serão as chances de causar cegueira”, explica o oftalmologista Fernando Heitor de Paula, presidente da SGO.
Glaucoma no Brasil
No Brasil, 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data relembra a importância da prevenção da doença que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atinge de 2 a 3% da população brasileira acima de 40 anos. Esse percentual de casos no país integra os mais de 60 milhões registrados em todo o mundo, de acordo com a OMS.
O que é o glaucoma?
O glaucoma é uma doença ocular que normalmente vem acompanhada com o aumento da pressão intraocular. Esta elevada pressão provoca danos irreparáveis no nervo óptico – responsável por transmitir as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. A doença é traiçoeira, não apresenta sintomas e a visão só fica comprometida na fase mais avançada. Quando não descoberto a tempo o glaucoma pode levar à cegueira em 80% dos casos.
Hábitos dos brasileiros
Para entender o comportamento do brasileiro em relação à saúde ocular, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) encomendou uma pesquisa ao IBOPE. O intuito principal foi descobrir a frequência com que a população costuma procurar o oftalmologista. Os dados revelaram que um terço dos cidadãos com mais de 16 anos nunca se consultou com este profissional. Médicos estão convencidos de que existe um problema grave no País.