Sessões de cinema ao ar livre começam nesta quinta-feira
Circuito de Cinema Popular passa por seis cidades do Estado
SABRINA MOURA*
Na sua décima primeira edição, o Circuito de Cinema Popular começa, nesta quinta-feira (10), na cidade de Nerópolis (GO). O projeto, que vai até o dia 19 deste mês, também vai passar pelas cidades de Itaberaí, Itapuranga, Ceres, Silvânia, e se finalizará em Piracanjuba.
O ‘Cinema Popular’ surgiu há mais de uma década com a proposta de realizar um circuito itinerante de exibição de filmes. “O projeto surgiu como uma forma de minimizar a dificuldade do acesso ao cinema, principalmente às produções audiovisuais nacionais. O circuito é itinerante, e partiu dessa realidade: é preciso democratizar o acesso da população à cultura e às produções audiovisuais”, conta Maria Abdalla, coordenadora do projeto que tem realização do Icumam Cultural e Instituto.
Salas de exibição são inauguradas constantemente, mas a concentração geográfica delas continua dominante nas capitais ou nas cidades de grande porte. A democratização do acesso à cultura e a valorização das produções nacionais são o mote principal do circuito. “O Circuito Cinema Popular se instala em praças públicas das cidades por onde passa e promove a exibição de um filme nacional naquela noite. Além de proporcionar um momento diferente de lazer, em que pode-se reunir a família e os amigos, o projeto tem o intuito de formar público para o audiovisual, realizar a circulação de produções nacionais e de reduzir esses níveis de exclusão audiovisual que atinge a população brasileira”, comenta Abdalla.
As Duas Irenes
O filme escolhido para exibição nesta edição foi o longa-metragem As Duas Irenes, escrito e dirigido por Fábio Meira, e gravado na Cidade de Goiás. As atrizes Priscila Bittencourt e Isabela Torres são as responsáveis por interpretar as duas Irenes. “Os filmes que são escolhidos para o circuito devem ser de temática livre, já que o evento é um momento para as famílias e pessoas de todas as idades. A escolha do As Duas Irenes para essa 11ª edição teve também motivos especiais: além de o diretor Fábio Meira ser goiano, o filme foi gravado e ambientado na Cidade de Goiás”, esclarece a coordenadora.
O drama conta a história de uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior. Ela descobre que seu pai tem uma filha com outra mulher, e que essa menina tem a mesma idade e o mesmo nome que o dela. O ponto de partida da história aconteceu na família do próprio diretor (Fábio Meira) que, aos 13 anos, descobriu que o avó tinha duas filhas – cada uma com uma mulher diferente – sendo as duas de nome Irene. A história marcou o diretor, que começou a escrever o roteiro, e levou as duas Irenes até as telas de cinema. “O que inspirou o roteiro foi uma história da família do próprio diretor. O cinema tem algo muito especial, que é a identificação do espectador com a história que está sendo contada no filme. Acredito que em As Duas Irenes muitas pessoas vão conseguir identificar situações semelhantes em suas famílias e passar por esse reconhecimento”, finaliza Abdalla.
O filme integrou a mostra Generation do Festival de Berlim e venceu prêmios no Festival de Gramado – sendo eles os de Melhor Ator Coadjuvante, para Marco Ricca; Roteiro e Melhor Filme, para a crítica. Em outubro, o filme também ganhou o prêmio de Melhor Filme – Sessão Ponto de Encontro, na 62ª Semana Internacional de Cine de Valladolid, um dos mais tradicionais festivais da Espanha.
Cinema para todos
A ação já levou cinema para mais de 180 mil pessoas em suas dez edições anteriores. No total, foram 46 cidades percorridas, 131 exibições em praça pública e dez longas-metragens brasileiros exibidos sendo: Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé; Lisbela e o Prisioneiro, por Guel Arraes; Dois Filhos de Francisco, dirigido por Breno Silveira; Tapete Vermelho, por Luís Alberto Pereira; O Menino da Porteira, dirigido por Jeremias Moreira; Pequenas Histórias e O Segredo dos Diamantes, ambos dirigidos por Helvécio Ratton; O Palhaço, por Selton Mello, e, Cine Holliúdy, por Halder Gomes.
O Cinema Popular conta com patrocínio da RTE Rodonaves Transportes através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás – Lei Goyazes; realização do Icumam Cultural Instituto; apoio da Vitrine Filmes e apoio local das prefeituras e secretarias das cidades participantes do circuito.
*Integrante do programa de
estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov
Programação
10 de maio (quinta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Nerópolis–GO
Local: Praça São Benedito
12 de maio (sábado)
Horário: 20h
Cidade: Itaberaí-GO
Local: Praça Balduino da Silva Caldas (em frente à prefeitura)
14 de maio (segunda-feira)
Horário: 20h
Cidade: Itapuranga-GO
Local: Praça Castelo Branco
16 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Ceres – GO
Local: Praça Cívica
18 de maio (sexta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Silvânia-GO
Local: Praça do Rosário
19 de maio (sábado)
Horário: 20h
Cidade: Piracanjuba-GO
Local: Praça da Matriz