O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Viagens

‘Ponto de encontro de escritores, músicos e artistas’

Arraial d’Ajuda oferece aos visitantes mais de 20 quilômetros de praia em clima repleto de traquilidade

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 21 de maio de 2018
‘Ponto de encontro de  escritores
Arraial d’Ajuda oferece aos visitantes mais de 20 quilômetros de praia em clima repleto de traquilidade

ec0db17c8be3f8f8dfcb8e4056f3a943

SABRINA MOURA*

Arraial d’Ajuda é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. A vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções de estilo único. Enquanto Porto Seguro é conhecida pela agitação, Arraial d’Ajuda mantém as características de um pequeno vilarejo. O clima de tranquilidade está presente no centrinho e nas suas ruas de paralelepípedo.

O aeroporto de Porto Seguro é o mais próximo de Arraial, a cerca de 8km do centrinho do balneário. Aos que optarem por desembarcar em Salvador, a distância é de aproximadamente 700km, sendo necessário encarar algumas horas de viagem até chegar à vila. De avião, carro ou ônibus, só é possível chegar a Arraial  embarcando em balsas que partem diariamente de Porto Seguro em direção ao balneário. A cidade se localiza do outro lado do Rio Bunharém, e não existe outra maneira de chegar até ela. A melhor dica é: esqueça tudo ao seu redor e aproveite o que a cidade tem a oferecer.

Bairros

Na extensão do caminho que liga o Centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, que é conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. Possui hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

O Centro de Arraial se destaca pelos atrativos turísticos, como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, o Centro Histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. A Rua do Mucugê é o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos.

Atrativos culturais

Conhecida como a rua mais charmosa do Brasil, a Rua do Mucugê reúne comércio variado e restaurantes com culinárias diversificadas. Pela noite, os bares apresentam música ao vivo para todos os públicos. Lembranças e presentes podem ser adquiridos nesse local, que possui lojas com artigos dos mais simples aos mais glamorosos. A rua é uma mistura de charme e sofisticação que preserva a simplicidade da antiga vila de pescadores.

Construída em 1549 em homenagem aos primeiros jesuítas que chegaram à região, a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda é roteiro para os turistas e fieis. Arraial  é marcado por uma tradição de romarias. A pé ou a cavalo, antigamente famílias inteiras faziam suas peregrinações até a localidade no período de festa. Atrás da igreja, além da vista exuberante da Praia de Mucugê, existe uma fonte de água pura, considerada milagrosa por muitos.

O Beco das Cores é uma charmosa viela cheia de lojinhas e restaurantes, dentre eles, o turista encontra cachaçarias, pizzarias e até restaurante de comida japonesa. Ao caminhar pelo beco, é possível curtir uma ótima atmosfera e decoração, de um local rústico e charmoso. 

Entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, se localiza a Ilha dos Aquários, o local possui atrações para crianças e adultos, e também shows e muita dança. A dica é chegar cedo para desfrutar das visitas guiadas pelos aquários.

Praias

A Praia da Pitinga é a principal de Arraial, sendo mais movimentada que as outras. Mesmo assim, ela consegue ser um lugar tranquilo, com ótima infraestrutura para turistas, uma paisagem incrível, areia é fofa, águas calmas, cálidas e cristalinas. Ela é um lugar ideal para quem gosta de se encantar com belezas naturais e com todas as surpresas que a natureza nos reserva. Toda fama e título de uma das mais belas são facilmente justificados quando o turista avista suas belezas pela primeira vez.

A Praia de Taípe é uma das mais belas do local. O local contém características paradisíacas, areia branquinha, águas verdes cristalinas – onde se encontra uma Lagoa Azul – e grandes falésias. Assim como a Praia da Pitinga, a Praia do Taípe possui algumas falésias incríveis – foram muitas vezes intituladas  “as mais belas da Bahia”. Elas são as grandes estrelas da paisagem e trazem uma experiência visual incrível para todos os visitantes. 

Praia de Mucugê é a mais acessível. Atrás da Rua Mucugê, encontra-se essa praia, que é dotada de águas tranquilas, longas faixas de areia e fortes ventos. Mucugê é adorada pelos praticantes de Kitesurf e demais esportes náuticos.

A Praia de Araçaípe é simples, com águas esverdeadas e areia fina. Quando sua maré está baixa, são formadas piscinas naturais, fazendo dela ainda mais interessante. Ela tem uma ótima infraestrutura e duas barracas animam sua orla: a Sting e a Corujão. Nelas, encontram-se música ao vivo, petiscos e muita dança.

A Praia do Parracho fica bem perto da Praia do Mucugê. Ao seguir um pouco para à direita, é possível chegar até ela. Algumas pessoas até fazem este percurso a pé para aproveitar ainda mais a natureza e as belezas naturais de Arraial d’Ajuda. Esta praia é bem parecida com a Mucugê, porém bem menos movimentada e conta com uma presença maior dos jovens. Durante o fim de ano, a curtição é melhor com muita gente curtindo a virada com muito estilo, azaração e música boa. A água da praia é bem tranquila e clara com diferentes tonalidades de azul, similar às águas do Mucugê. Uma dica para quem quer aproveitar a praia ao máximo são as caminhadas logo pela manhã, que possibilitam curtir as maravilhas da praia em um horário mais tranquilo.

A Praia do Apaga Fogo é a praia de Arraial  mais próxima de Porto Seguro. Quem vai da cidade até ele basta cruzar o Rio Buranhém de balsa. Ela é, na maior parte, frequentada pelos hóspedes dos vários hotéis da região. Essa praia é conhecida como um lugar bem tranquilo e bonito, com um mar calmo que encontra o rio e causa um efeito espetacular. Durante a maré baixa, também é possível aproveitar várias piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para quem gosta de apenas entrar na água e esquecer do mundo. Existem recifes e corais pelas suas águas que complementam a sua paisagem. 

Uma outra opção fora as praias é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Considerado o maior parque aquático e ecológico da América Latina, ele se encontra na beira do mar da Praia do Mucugê, e é um local ideal para quem está viaja com crianças pequenas e adolescentes. O parque de alto padrão possui diversas possibilidades de aventuras e atrações de tirar o folego, como Toboáguas radicais, convencionais, com boia para quatro e oito pessoas e o rio lento.

(Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov )

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também