Repletas de amor, autoridade e poder
37ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba começa nesta sexta-feira (25)
SABRINA MOURA*
Seu rosa ou lilás representa a sedução; a vermelha remete ao desejo; as brancas – bastante utilizadas nos ramos de noivas – trazem o amor puro; as amarelas passam a alegria, e, as azuis, tranquilidade e paz. Essas são as orquídeas e seus significados. E elas têm fascinado os homens por mais de dois mil e quinhentos anos. Foram utilizadas no passado em poções curativas, afrodisíacos, para decoração, e ocuparam grande papel nas superstições. Durante os dias 25 e 27 de maio, será realizada na cidade de Piracanjuba a 37ª Exposição Nacional de Orquídeas. O Centro de Convenções Palácio das Orquídeas vai reunir mais de 32 mil plantas floridas à venda e 200 espécies raras de colecionadores. “A importância da Exposição das Orquídeas para Piracanjuba é a representatividade que a cidade tem. O evento e a cidade são reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente”, conta o presidente da APO, Paulo Roberto de Morais.
Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO) promove a exposição que transmite a sensação única de estar em um local cheio de plantas floridas e que trazem muitas curiosidades. Sua variedade de espécies, em alguns, casos é utilizada para o meio comercial além do ornamental. A baunilha utilizada para aromatizar bebidas, bolos e pães, cremes e perfumes é feita a partir de uma espécie de orquídea chamada ‘vanilla’, encontrada nas vagens do fruto. A família das orquídeas é a preferida dos colecionadores que se unem em associações orquidófilas presentes em grande parte das cidades pelo mundo. Segundo Paulo Roberto, a ideia de expor das orquídeas surgiu, em uma mesa de bar, onde um ex-prefeito e sua mulher resolveram fazer a primeira exposição: eles visitaram outros locais que já realizavam o evento, e decidiram começar em Piracanjuba.
Com o passar dos anos, o evento ganhou local próprio, o Centro de Convenções Palácio das Orquídeas, que possui toda a estrutura para proporcionar uma experiência prazerosa aos visitantes, que têm a possibilidade de contemplar e adquirir uma planta de fácil cultivo. Participam do evento orquidófilos registrados na Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob), os colecionadores e aqueles que gostam de cultivar as orquídeas. Esse grupo seleto possui um olhar mais crítico; não buscam as flores mais bonitas, mas as mais perfeitas em termos técnicos. Eles reconhecem os critérios que tornam uma planta mais especial que a outra e são dispostos a pagar por mudas especiais. “Cada pessoa tem um gosto. Dentre as orquídeas, encontramos várias espécies, o que as tornam queridinhas – na minha opinião é a sua beleza, o seu cheiro”, afirma Paulo Roberto.
Embora sua distribuição seja irregular, as orquídeas são encontradas praticamente em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida. Devido à sua distribuição geográfica, é natural que um grupo diverso apresente adaptações aos mais diferentes climas, bem como a multiplicidade dos agentes polinizadores presentes em cada região. Algumas espécies são consideradas ameaçadas de extinção na natureza, tanto pelas coletas indiscriminadas como pelo corte das florestas para agricultura. Surpreendentemente, a maioria das espécies consideradas ameaçadas de extinção estão entre as mais comuns em cultivo e das quais possuem a maior produção comercial.
Os Phalaenopsis e as Cattleyas são as espécies mais populares que, junto aos Cymbidiuns e Dendrobiuns, formam 90% das espécies presentes na mostra. Na parte de curiosidades, o Oncidium Sharry Baby, por exemplo, exala um delicioso aroma de chocolate sendo uma das plantas que despertam a curiosidade dos visitantes. O evento é uma realização da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO), juntamente com a Prefeitura de Piracanjuba e Câmara de Vereadores; conta com apoio do Governo de Goiás e a Caob. O presidente da APO, Paulo Roberto, recomenda que o visitante se prepare para passar pelo menos um dia inteiro, no local, para conseguir ver todos os estandes, compreender sobre as várias espécies e aprender sobre o seu cultivo.
A Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba também envolve a comunidade e seus visitantes em ações sociais, ecológicas, esportistas e educacionais, transformando o que inicialmente era uma simples mostra em um grande evento que conquista um público cada vez maior. Neste ano, por exemplo, a festividade promete shows na noite de abertura da exposição, que será realizada na sexta-feira (25).
No sábado, serão realizados outros dois eventos já tradicionais e que atraem visitantes para o município: a 26ª edição do Concurso de Redação Professor David da Silva Mauriz e o 1º Pedal Trilha das Orquídeas.
Durante o concurso de redação, são esperados cerca de 200 alunos de mais de 20 cidades do Estado. O concurso é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação, o Rotary Club, Casa da Amizade, Academia Piracanjubense de Letras e Artes e a Academia Feminina de Letras e Artes.
O 1º Pedal Trilha das Orquídeas possui trajeto de 100km partindo do Supermercado Brotas – na cidade de Piracanjuba – com destino ao Palácio das Orquídeas. O evento, que antes se chamava Pedal das Orquídeas, está completando 11 anos. Segundo os organizadores, mais de 400 ciclistas devem participar da pedalada, que conta com três paradas para hidratação, alimentação e almoço na chegada para os participantes e acompanhantes. O diferencial do 1º Pedal Trilha das Orquídeas é a facilidade do trajeto e a oportunidade de visitar a exposição.
*Integrante do programa de
estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov
SERVIÇO
37ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS DE PIRACANJUBA
Quando: 25, 26 e 27 de maio de 2018
Onde: Centro de Convenções Palácio das Orquídeas (Rua dos Eucaliptos, Setor Recanto do Bosque – Piracanjuba, Goiás)
Entrada gratuita
ABERTURA+SHOWS
Quando: sexta-feira (25) às 19h
Entrada gratuita
CONCURSO DE REDAÇÃO PROFESSOR DAVID DA SILVA MAURIZ
Quando: sábado (26)
1º PEDAL TRILHA DAS ORQUÍDEAS
Quando: domingo (27)
Horário: 7h
Inscrições gratuitas