Dom Cirus é eleito melhor boteco de Goiás pelo segundo ano
O estabelecimento conquistou o título do Comida di Buteco na edição deste ano e de 2017. O vencedor vai concorrer, em julho, pelo título de melhor boteco do Brasil, junto de 20 outros campeões
O Dom Cirus, localizado no setor Coimbra, é o vencedor da 11ª edição do Comida di Buteco em Goiás e participará da competição nacional do concurso que elegerá, em julho, em evento em São Paulo (SP), o melhor boteco do Brasil. O anúncio foi feito durante a festa de encerramento, Saideira, realizada nesta segunda-feira (4) no K Hotel, em Goiânia (GO), com a presença dos donos dos 40 botecos participantes, parceiros, autoridades, imprensa e outros convidados. O Dom Cirus é bicampeão do concurso, já que também ganhou em 2017. Neste ano, o boteco concorreu o petisco ‘A Bola da Vez’, almôndega de Lagarto com bacon, servido com dois molhos. Além disso, o estabelecimento também conquistou o troféu Receita de Carinho Dona Benta.
O segundo lugar do Comida di Buteco ficou com o Bistrô Chica Doida (petisco Seleção Chica Doida), de Aparecida de Goiânia; o terceiro lugar com Bar do Piry (petisco Bolinho Surpresa), de Goiânia; o quarto lugar com o Recanto Chopp (petisco Medalhão do Nevada), de Goiânia; e quinto lugar com o Buteco do Filhote (petisco Kiev do Filhote), de Aparecida de Goiânia.
Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e público que visitaram os estabelecimentos no período de 13 de abril a 13 de maio de 2018. Durante os 31 dias de realização do concurso, foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração.
Neste ano, o tema para a criação do tira-gosto foi livre. Assim, os botecos tiveram a oportunidade de inserir os ingredientes que mais gostam para tentar conquistar o paladar dos ‘botequeiros’. E para facilitar e permitir que o público pudesse visitar uma quantidade maior de botecos, a organização estabeleceu um teto para o valor do petisco. Nenhum prato teve preço maior que R$ 25,90.
2018
A novidade nacional é que Florianópolis passou a fazer parte do circuito de participantes do Comida, aumentando assim para 21 municípios das cinco regiões brasileiras. São mais de 600 estabelecimentos no Comida di Buteco 2018. A proposta do concurso, que está em sua 19ª edição nacional e 11ª em Goiás, é de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. São 19 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas pelo Brasil.
Perfil dos botecos escolhidos
A organização do Comida di Buteco escolheu para participar do concurso os botecos considerados ‘espontâneos’. Trata-se daquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.