Torça pelo Brasil com saúde: confira o segredo da pipoca saudável
Nutricionistas recomendam escolher petiscos com pouco sal e gordura para saborear durante os jogos
Futebol é uma paixão nacional. Nada melhor do que assistir aos jogos da Copa do Mundo, torcendo pelo Brasil, em um ambiente descontraído, com os amigos ou mesmo no trabalho, saboreando um petisco. Mas o que escolher para degustar durante as partidas, sem descuidar da saúde?Pela praticidade e sabor atrativo, muitos torcedores optam por comidinhas fritas, pizzas, salgadinhos e outros alimentos carregados de gorduras e sal. Porém, é preciso ter muita atenção, pois estas preparações, além de serem muito calóricas, são ricas em sódio, podendo trazer diversas complicações, como o acúmulo de líquidos no corpo, aumento da pressão arterial e aumento da sede.
Em busca de fornecer opções variadas, saborosas, saudáveis, a equipe de nutrição do Instituto de Nefrologia de Brasília (Ineb) sugere alguns petiscos que batem um bolão neste quesito. “Não podemos deixar de citar a pipoca, o mais típico dos acompanhamentos para jogos e filmes. Se preparados em casa, com milho in natura, pouco sal e sem adição de gordura, é um petisco benéfico à saúde por ter grande quantidade de antioxidante, ser rica em vitamina A, B e fibras”, afirma a nutricionista Angélica Reis Vieira, do Ineb.
A dica do preparo é colocar uma porção de milho num saco de papelão (aqueles usados para embalar pães) e levar ao micro-ondas sem óleo. A sugestão de tempero é a utilização do “sal de ervas”, onde são usadas ervas desidratadas a gosto: orégano, alecrim, manjericão, cheiro verde (misturar todos os ingredientes e acrescentar o mínimo de sal possível). Desta forma, até quem é renal crônico pode comer pipoca. “Mesmo diante de tantas restrições, podemos utilizar algumas adaptações e receitas do dia a dia tornando-as bastante saborosas”, acrescenta a nutricionista Denise de Oliveira, também do Ineb.
Angélica e Denise sugerem, também, outras comidinhas saudáveis para petiscar durante os jogos, todas com pouco sal, quantidades reduzidas de fósforo e potássio, além de fornecer boas fontes de proteínas de alto valor biológico. A lista inclui ovos de codorna, bolinha de carne, bolinhos de folhas de brócolis, dadinho de tapioca, chips de batata doce. Todas as receitas são assadas. Inclusive, as nutricionistas dão a receita de algumas delas (veja abaixo).
E para beber durante os jogos, acompanhando os aperitivos? Cartão vermelho é dado para os refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas. Prefira sucos naturais ou mesmo chás – quentes ou gelados. Uma sugestão é infusão de maçã e canela. A especiaria é indicada inclusive para quem tem diabetes porque ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e prevenir problemas renais. E tanto a maçã quanto a canela têm a capacidade de melhorar a filtração dos rins para ajudar a eliminar toxinas, elementos de rejeito e o excesso de creatinina.
Mas quem é renal crônico, mesmo se tratando de um chá supersaudável, tem restrição. “Cuidado com a quantidade de líquidos ingeridos, pois isso vai influenciar noseu ganho de peso entre as diálises, podendo acarretar falta de ar, inchaço e hipertensão. O seguimento de tais orientações e sugestões é essencial para que o renal crônico aproveite este momento de festividade sem prejuízos à sua saúde”, acrescentam as nutricionistas.
Receitas
Bolinha de carne
Ingredientes:
1 Kg de carne moída (moída duas vezes)
1 pão de sal (amanhecido)
½ xícara de chá de leite desnatado
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
5 dentes de alho amassados
1 colher de chá rasa de sal
Modo de preparo:
Coloque a carne moída em uma bacia. Pique o pão de sal e deixe-o de molho no leite por, aproximadamente, 10 minutos. Misture a carne, o ovo, farinha detrigo e o pão com o leite. Tempere com alho e sal. Depois, enrole as bolinhas, coloque-as numa panela, cubra-as com água e cozinhe-as até a água secar.
Rendimento: 15 porções
Bolinhos de folhas e talos de brócolis
Ingredientes:
3 xícaras de chá de folhas e talos de brócolis
1 colher de chá de sal
2 ovos
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de ricota
Modo de preparo:
Cozinhe as folhas e os talos de brócolis em água por 10 minutos. Despreze a água de cozimento. Coloque 1 xícara de chá de água e o sal, e termine o cozimento até as folhas e os talos ficarem macios. Bata-os no liquidificador com os ovos e a margarina. Coloque o conteúdo em uma tigela e acrescente o amido de milho, a farinha e a ricota, misturando-os bem. Faça bolinhos e asse-os em forno pré-aquecido, deixando-os dourar. Sirva-os quentes.
Rendimento: 07 porções
Dadinho de tapioca
Ingredientes:
500 g de farinha de tapioca granulada
1 litro de leite
500 g de queijo coalho ralado
sal a gosto
pimenta do reino branca a gosto
1 pote de geleia agridoce de pimenta para acompanhar
Aqueça o leite em uma panela e, quando estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo coalho ralado e continue mexendo. Logo em seguida adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo. Adicione o sal e pimenta a gosto. Pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados. Despeje em uma forma coberta com papel filme, cubra em cima também e leve para a geladeira por duas horas. Depois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar. Sirva em seguida acompanhado da geleia de pimenta agridoce