Saborosos e saudáveis
Aprenda a preparar bebidas e aperitivos salutares como opções de degustação durante os jogos da Copa do Mundo 2018
Katrine Fernandes*
Um dos eventos mais esperados de todos os tempos, principalmente no Brasil, é a Copa do Mundo. Nesse período, muitas pessoas se reúnem para assistir aos jogos, em casa ou em locais públicos, como barzinhos ou pontos comerciais.
Durante essas comemorações, é comum que haja sempre muita comida e bebida de diversos tipos para agradar todos os gostos, porém é preciso dar atenção quando o assunto é a comida que será consumida. Muitos desses petiscos podem ser prejudiciais, pois na maioria das vezes são gordurosos e sem nenhum tipo de nutriente, o que contribui para o ganho de quilinhos extras e indesejáveis.
Muitas pessoas ainda pensam que só precisam manter uma rotina saudável aqueles que são portadores de alguma doença séria ou quem quer manter uma boa aparência física. Entretanto manter uma vida com bons hábitos ajuda a manter o equilíbrio físico, mental e emocional; eles podem ser essenciais para uma boa qualidade de vida.
Para não estragar essa data tão esperada pelos torcedores, nós, do caderno Essência, preparamos dicas importantes para você que está de dieta ou simplesmente não quer fugir da rotina saudável na ocasião.
Uma dica importante é manter á prática de esportes – mesmo nesse período de festa, a prática regular de atividades físicas evita a aparição de muitas doenças. Para evitar perder o ritmo neste período, negocie os horários da prática esportiva e a escolha dos alimentos.
Outra dica é eliminar do cardápio os petiscos e aperitivos que sejam fritos ou cremosos: prefira preparações como ceviche, hambúrguer caseiro, pipoca, mix nuts (castanhas, amêndoas, nozes, frutas secas), snack de grão de bico, caldinho de feijão – dentre outros. É importante lembrar que os petiscos saudáveis não estão isentos do alto valor calórico, entretanto são mais nutritivos e têm muito mais a oferecer para a saúde.
Uma das bebidas que são mais consumidas e que podem prejudicar bastante a sua rotina saudável é a cerveja. Além de ser bastante calórica, ela favorece uma desidratação e dificulta a recuperação muscular, por isso é importante beber com moderação e alternar o consumo dela com outros líquidos.
A nutricionista Mônica Laboissiere também dá uma dica saudável para aqueles que desejam fugir de vez da cervejinha. Uma boa opção é o Ginger Ale, uma bebida à base de gengibre que é bastante popular em outros países. (Confira a receita ao lado)
“O Ginger Ale é saudável, porque leva gengibre, leva o limão e pode adicionar adoçante; é mais saudável que o refrigerante, pois só leva água com gás”, explica.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE
GINGER ALE
INGREDIENTES
1 xícara de gengibre fresco descascado e picado
3 xícaras de água
1 xícara de açúcar (ou adoçante para fogo porção a gosto)
Soda ou água gaseificada
Suco de limão (siciliano), limão em fatias.
Preparação: Ferva 2 xícaras de água em uma panela . Adicione o gengibre e depois em fogo baixo deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar por 30 minutos. Passe o gengibre em uma peneira de malha fina. Em outra panela, prepare uma calda dissolvendo a xícara de açúcar em 1 xícara de água fervente Reserve. Prepare o Ginger Ale em copos individuais misturando 1/2 xícara de água com gengibre 1/2 xícara de xarope e 1/2 xícara de soda ou água gaseificada. Adicione algumas gotas de suco de limão e 1 fatia de limão .
Confira outras dicas de receitas saudáveis da nutricionista Mônica Laboissiere pra consumir durante os jogos da Copa.
TORTILHA DE LEGUMES
(Rendimento 6 porções)
INGREDIENTES
100g de margarina light
200g de vagem cortada em pedaços
1 lata de ervilhas
1 pimentão vermelho cortado em tiras
4 ovos
1 cebola pequena picada
4 tomates sem pele e sem sementes picados
2 cenouras pequenas raladas
2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha picadas
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) pimenta-do-reino
Preparação: Cozinhe a vagem com uma colher de sal por um minuto, escorra e reserve. Faça o mesmo com a cenoura. Em uma panela média, derreta metade da margarina e doure a cebola. Acrescente o tomate, as vagens, a cenoura, o pimentão, a salsa e a cebolinha e refogue bem, por cerca de 8 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Em outro recipiente, bata os ovos, junte o parmesão, a pimenta e uma colher (chá) de sal. Acrescente as verduras refogadas e misture bem. Despeje a mistura em uma forma redonda de aproximadamente 20 cm de diâmetro, untada com o resto da margarina e leve ao forno por 30 minutos. Desenforme em
um prato e sirva imediatamente.
INGREDIENTES (MARINADA)
1/2 xic. (chá) de vinagre fervente1 dente de alho picado
4 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
1 colher (café) de mostarda em grãos
400g de sardinha fresca
2 colher (sopa) de salsa picada
Preparação: Prepare a marinada misturando o vinagre com o alho a cebola, o azeite, o suco, o sal e a mostarda. Em um refratário, disponha uma camada de sardinha, 3 colheres da marinada, a salas e essa mesma sequência até o fim do peixe. Cubra com papel-filme e leve á geladeira por seis horas.
ENTRADAS DE PEPINO
Tempo de preparo: 30 minutos /Rendimento: 25 porções
INGREDIENTES
2 pepinos largos em fatias
1/2 xícara (chá) de salsa fresca bem seca e picada fina
1/2 pimentão vermelho cortado em palitos para decorar
PATÊ
1 xícara (chá) de queijo cottage
Suco de um limão amarelo
1/2 colher (café) de noz-moscada
1/2 colher (café) de páprica doce
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de endro fresco
Preparação: Passe a lateral dos pepinos na salsa para que fiquem com a borda verde. Leve à geladeira para o patê, coloque no liquidificador o queijo cottage, o suco de limão, a noz-moscada, a páprica, a sal e o endro. Bata por 2 minutos até obter um creme espesso. Ponha no centro dos pepinos uma porção do patê equivalente a 1 colher de chá. Decore com os palitinhos de pimentão vermelho.