Museu Pedro Ludovico está de portas abertas
A nova programação do MPL já começa no dia 18, quarta-feira, às 17 horas, com a roda de conversa com o jornalista Hélio Rocha
Da Redação
O Museu Pedro Ludovico está de portas abertas, com uma programação anunciada até novembro desse ano, com rodas de conversa, ações educativas e oficinas. A solenidade de reabertura, que também comemorou os 76 anos do Batismo Cultural de Goiânia, foi realizada nessa quinta-feira (5), na sede do Museu. Os professores do Instituto Gustav Ritter Dario Santos e Daniel Abdalla apresentaram um duo de violino e piano na solenidade.
O Museu Pedro Ludovico já passa a receber o público de terça-feira à domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita. Escolas e grupos maiores podem agendar visita pelo telefone: (62) 3201 4678.
Programação
A nova programação do MPL já começa no dia 18, quarta-feira, às 17 horas, com a roda de conversa com o jornalista Hélio Rocha. Ele é autor da biografia “Tu és Pedro, uma biografia de Pedro Ludovico Teixeira”. Também participa da roda de conversa Maria Terezinha Campos de Santana, doutora em documentação e uma das primeiras profissionais a atuar na implantação do Museu. Como explica o diretor do Museu, Pedro Henrique Campos de Santana, as atividades serão realizadas duas vezes, na quarta e no sábado, para atingir uma quantidade maior de público. Por isso, no sábado, dia 21, às 15 horas, também tem roda de conversa com o mesmo tema.
Em agosto, no dia 15 e no dia 18, será realizada a Ação Educativa em Museus: educação e patrimônio, desafios contemporâneos. A mesa redonda terá representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Universidade Federal de Goiás (UEG), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e SPHA.
Em setembro, no dia 19 e 20, às 17 horas, o MPL é palco da conversa entre “Muito além da pedra e cal: uma análise do museu casa de Pedro Ludovico” com a museóloga Sãmela Magalhães e “Música no Museu” com a história política e cotidiana de Pedro Ludovico com Pedro Henrique Campos de santana com o disco “Batismo cultural”.
Em outubro, no dia 17 e 20, às 15 horas, terá “Imagens e mudança cultural em Goiânia” com Dr Eliezer Cardoso de Oliveira/UEG e “Pedro Ludovico e a construção de Goiânia sob a ótica dos pioneiros da fotografia”. Ministrante Keith Valéria Tito, chefe de núcleo de bibliotecas, arquivo, museus , centro culturais e diretoria do Museu da imagem e do Som (MIS).
Em novembro dia 21 e 24, às 15 horas, “Pedro Ludovico, memória familiar” com Maria Dulce Loyola Teixeira.
Oficinas serão realizadas durante todo o semestre: de conservação de documentos, de fotos, de papel; de preservação do patrimônio arquitetônico e museológico e outras.