Goiás quer se manter no G-4 contra o São Bento e ir para série A
Em preparação para uma nova maratona de confrontos diretos, o alviverde recebe os paulistas para permanecer lá em cima
Luiz Felipe Mendes*
O objetivo de entrar no G-4 foi alcançado. Porém, para conseguir completar com sucesso a missão de retornar à Série A o Goiás precisa se manter entre os quatro melhores da segunda divisão. Por isso, é indispensável que vença o São Bento hoje, às 20h30, no Estádio Olímpico. Além de ser importante faturar os três pontos para continuar na parte de cima da tabela, uma vitória embala ainda mais o time para o clássico contra o Vila Nova, no fim de semana.
A última vez que o alviverde disputou a elite do futebol brasileiro foi em 2015, fazendo campanhas medianas nas duas Série B seguintes. Neste ano, as coisas começaram ruins para a equipe, mas a chegada do técnico Ney Franco fez o grupo encaixar e chegar a uma boa marca de triunfos na competição. Desde que o segundo turno começou, o Goiás teve duas pedreiras seguidas – o CSA (2º) e o Figueirense (hoje em 9º, mas na época em 6º). Agora, pega um adversário que está em 13º, sem muitas atuações consistentes no momento.
Os ingressos para a partida diante dos paulistas vão seguir o recente histórico do clube e só serão vendidos antecipadamente, sem disponibilidade de compra na porta do Olímpico, para que não haja tumulto no local. O preço é de R$ 40, mas os torcedores que marcarem o Goiás como time do coração em bilhete da Timemania pagam meia-entrada. Até o fechamento desta edição, mais de cinco mil ingressos haviam sido vendidos. Além do jogo em si, haverá um evento às 19h30 no próprio Olímpico para o lançamento dos uniformes 1 e 2 do time, com o mesmo preço de R$ 40 a inteira.
Vamos às previsões da rodada. Em caso de vitória esmeraldina, o Goiás na melhor das hipóteses pode pular para terceiro, desde que o rival Atlético não vença o Guarani, fora de casa. Se empatar, o Goiás pode cair até a sétima posição, e se perder existe a possibilidade de finalizar o dia em oitavo, sendo que todos os jogos da 22ª rodada serão disputados hoje. De qualquer forma, levar os três pontos contra o São Bento seria bom também para a moral, porque o time terá pela frente uma nova maratona complicada.
No segundo turno, o Goiás começou vencendo bem seus adversários diretos CSA e Figueirense. Após o duelo com o São Bento, o alviverde pega o Vila Nova (8º) e o líder Fortaleza, que não perde há seis partidas. Em seguida, ainda enfrenta o Guarani (7º) para fechar a sequência dos confrontos diretos. É importante somar o maior número de pontos possível para ficar ainda mais perto do acesso para a Série A. Com a mesma escalação do jogo contra o Figueirense, o único foco esmeraldino é a vitória.
Ficha técnica
Goiás x São Bento
Local: Estádio Olímpico, hoje, às 20h30, em Goiânia. Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Alagoas). Assistentes: Rondinele dos Santos Tavares (Alagoas) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (Alagoas)
Goiás: Marcos; Alex Silva, Vitor Ramos, David Duarte e Ernandes; Gilberto Júnior, Giovanni e Renato Cajá; Felipe Garcia, Michael e Lucão.
Técnico: Ney Franco
São Bento: Rodrigo Viana; Tony, Ewerton Páscoa, Anderson Salles e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Abuda (Diogo Oliveira) e Roni; Cléo Silva, Joãozinho e Ricardo Bueno.
Técnico: Marquinhos Santos