Basileu França promove mostra de artes cênicas na próxima segunda
Curta a Cena permite a estudantes vivenciarem a prática da produção e proporciona à comunidade acesso democrático à cultura
Da Redação
O curso superior de Produção Cênica do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França promove na segunda-feira, 27 de agosto, a partir das 20h, a segunda edição do Curta a Cena, mostra de cenas curtas que reúne espetáculos nas áreas de dança, teatro, música e circo, com produção realizada pelos alunos do próprio curso. Os ingressos custam R$ 5 reais e podem ser adquiridos com os estudantes e na portaria do Teatro Basileu França.
O objetivo da mostra é estimular os alunos no exercício da produção, fomentar o desenvolvimento de pesquisas da linguagem cênica; abrir espaço para novos atores, diretores, dramaturgos e outros profissionais da cultura; além de proporcionar ao público o acesso democrático às artes cênicas, priorizando a diversidade e a experimentação.
De acordo o coordenador do curso de Produção Cênica, Juliano Silvestre, o Curta a Cena é uma oportunidade para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos que adquirem em sala de aula e que desenvolvem por meio de visitas técnicas, pesquisas, leitura e atividades de planejamento. “A mostra permite aos estudantes vivenciarem a produção, promove a aproximação da escola com a comunidade, ofertando ingressos com preços acessíveis, e ao mesmo tempo apresenta os profissionais em formação ao mercado da arte e da cultura”, destaca.
Segundo a professora, atriz e diretora Adriana Brito, uma das organizadoras do evento, “durante a mostra, os estudantes de produção conhecem os elementos de cena e todos aqueles envolvidos nos bastidores”. “Eles aprendem a fazer check list, a preparar camarins, a tomar providências técnicas, bem como cuidar da comunicação, da recepção de público e da desprodução”, completa o professor e diretor Rafa Blat, que também está à frente da organização.
Entre os espetáculos que serão apresentados está o Dança das Cadeiras, desenvolvido pelo GruDanTe, Grupo de Dança e Teatro, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG), por alunos dos cursos de ensino médio integrados ao técnico, durante os anos de 2016 e 2017. O espetáculo aborda aspectos cotidianos e consequências das relações de poder, tal como a robotização, que culmina na explosão dos indivíduos, expressa através das agonias singulares que cada ator representa no palco.
Já o show Mayah Voz e Violão integra a programação musical. A cantora paraeense, que fez curso de Canto Popular no Pará, e vive desde 2017 em Goiânia, foi solista mezzo-soprano do Coral Vozes do Instituto Basileu França. Na apresentação ela contará com a participação do músico Will Nacimento e de sua filha Lara, que irá interpretar as músicas por meio de movimentos de ginástica. No repertório do show estarão músicas de sua autoria: “Quando o amor saiu do mundo” e “Seu”.
Outra atração musical será a banda goiana RG2.0, que produz e interpretar canções autorais e covers de bandas populares do Brasil, nos gêneros rock e pop rock, como Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e Titãs. A banda surgiu em 2007, fez uma pausa e retomou as atividades no ano passado. Conta com Johny Crispim no vocal, Charles Eon na guitarra e o músico convidado Gustavo Machado no teclado. No repertório do show vão entrar as canções autorais “Sem nome” e “Dia especial”, e ainda um cover de “Vem quente que eu estou fervendo”, de Erasmo Carlos.
O II Curta a Cena irá contar ainda com a performance acrobática “Respeita as Mina”, que irá abordar a violência contra a mulher e o feminicídio, e propor uma reflexão sobre os papeis de gênero, a imagem ideal de feminilidade e os estranhamentos que acometem aquelas que não se adequam. A direção da cena é do professor de Circo do Basileu França, Marcelo Marques, e será apresentada pelas artistas circenses Gisele Lopes e Lays Tavares.