Procon Goiás autua loja participante do programa Luz Solidária
Agentes encontraram também várias irregularidades no interior da loja
Patrick Wallison
O Procon Goiás autuou na tarde da última quinta-feira (23), uma loja de eletrodoméstico, participante do programa Luz Solidária, da Enel. Após o recebimento de denúncias, agentes fiscais foram à loja localizada na Avenida Pio XII e verificaram a prática da venda casada de garantia estendida com os produtos que fazem parte da Promoção Luz Solidária.
No local, um dos vendedores informou que ao adquirir o produto da promoção, o consumidor deveria contratar uma garantia estendida com o início depois de um ano da compra e caso o cliente não quisesse continuar com o serviço, poderia cancelar em até sete dias. Segundo o Procon Goiás tal conduta comprova o condicionamento da venda do produto em promoção à adesão de uma garantia estendida, configurando, portando, “venda casada”.
Além da venda casada os agentes também encontraram outras irregularidades na loja: a existência de diversos produtos expostos em gôndolas, sem seus respectivos preços; e que a empresa não disponibilizava junto ao caixa, em local visível e de fácil leitura, placa ou cartaz contendo a respectiva relação das empresas credenciadas para prestação de assistência técnica autorizada, referente aos produtos que comercializa no local.
Denúncias e reclamações
O consumidor que constatar qualquer irregularidade ao adquirir qualquer produto dentro da promoção Luz Solidária pode registrar sua reclamação na sede do Procon Goiás, Rua 8, em qualquer unidade do Vapt-Vupt, pelo ProconWeb (https://proconweb.ssp.go.gov.br), ou fazer uma denúncia pelo telefone 151 (capital) e 3201-7124 (interior).