Filme ‘Ainda estou aqui’ é aplaudido por 10 minutos em Veneza
O longa recebeu avaliações majoritariamente positivas, com destaques para a atuação de Fernanda Torres
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, recebeu uma calorosa recepção no Festival de Cinema de Veneza. Com aplausos que duraram cerca de 10 minutos durante sua estreia no último domingo (1º). A obra, que está concorrendo ao Leão de Ouro, aborda a luta de uma mulher contra a ditadura militar brasileira.
O diretor Walter Salles esteve presente na estreia, acompanhado pelos protagonistas Fernanda Torres e Selton Mello, e pelo escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme. A produção conta a história de Eunice Paiva, interpretada por Torres na juventude e por Fernanda Montenegro na velhice. Eunice é a mãe de cinco filhos e tem sua vida desestruturada após o sequestro, prisão e desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello.
Fernanda Torres se destaca como uma das favoritas ao troféu Coppa Volpi de Melhor Atriz no festival. Além disso, “Ainda Estou Aqui” é um forte candidato para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Walter Salles expressou sua emoção ao adaptar o livro de Marcelo Rubens Paiva para o cinema. “Quando li o livro, fiquei profundamente emocionado. Pela primeira vez, a história dos desaparecidos é contada a partir da perspectiva de quem ficou”, declarou o diretor durante o festival. O Festival de Cinema de Veneza segue até o próximo domingo (8).