O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
TELEVISÃO

Programa ‘Partituras’ apresenta ópera ‘O Caixeiro da Taverna’

A obra narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, português cujo maior sonho é ser sócio de sua ama, Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele

Postado em 6 de outubro de 2018 por Sheyla Sousa
Programa ‘Partituras’ apresenta ópera ‘O Caixeiro da Taverna’
A obra narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco

GABRIELLA STARNECK*

A ópera invade a telinha da TV Brasil neste domingo (7). A partir do meio-dia e meia, o programa Partituras traz a segunda parte do espetáculo O Caixeiro da Taverna, obra do compositor e regente brasileiro Guilherme Bernstein. A obra narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, português cujo maior sonho é ser sócio de sua ama, Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. 

A ambição desenfreada do caixeiro Manoel o coloca em situações hilariantes que certamente proporcionarão bons motivos para risadas. A ópera O Caixeiro da Taverna é baseada na comédia homônima do carioca Martins Pena (1815 – 1848), escrita no ano de 1845. O libreto foi diretamente retirado do texto original.

Martins Pena é considerado fundador da ‘comédia de costumes’ no Brasil, sendo que sua obra O Caixeiro da Taverna traz ao palco as principais preocupações dos personagens desse gênero: desejo de ascensão social, dinheiro e vida amorosa. Notável teatrólogo, Pena escreveu diversas comédias e farsas da metade do século 19, envolvendo principalmente pessoas da roça e das cidades.

A direção musical e regência do espetáculo é de Guilherme Bernstein e Licio Bruno é o diretor cênico. Neste domingo (7), a TV Brasil exibe a segunda parte do espetáculo – a primeira parte foi ao ar no dia 30 de setembro. 

SERVIÇO

Programa ‘Partituras’

Quando: domingo (7)

Horário: 12h30

Onde: TV Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.