O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 29 de novembro de 2024
INDONÉSIA

Pelo menos 5 mil pessoas desapareceram após terremoto

Pelo menos 5 mil pessoas estão desaparecidas na Indonésia depois doterremoto e tsunami que atingiram há nove dias a ilha de Célebes, onde o balanço de mortos devido ao desastre aumentou para 1.763. As informações foram divulgadas no domingo (7). O porta-voz da agência de Prevenção de Desastres (BNPB), SutopoPurwoNugroho, disse que a estimativa de […]

Postado em 8 de outubro de 2018 por Sheyla Sousa
Pelo menos 5 mil pessoas desapareceram após terremoto

 Destruição em Palu, cidade da Indonésia com maior número de mortos

Pelo menos 5 mil pessoas estão desaparecidas na Indonésia depois doterremoto e tsunami que atingiram há nove dias a ilha de Célebes, onde o balanço de mortos devido ao desastre aumentou para 1.763. As informações foram divulgadas no domingo (7). O porta-voz da agência de Prevenção de Desastres (BNPB), SutopoPurwoNugroho, disse que a estimativa de desaparecidos corresponde ao bairro de Petobo, em Palu, capital provincial, onde cerca de 2.050 casas foram engolidas por terra e destroços.

“Com base nos relatórios que temos em Petobo há cerca de 5 mil pessoas desaparecidas em Petobo”, disse Suopto em entrevista coletiva.

Petobo sofreu uma liquefação do solo, fenômeno que ocorre quando um forte tremor sacode um solo de terra pouca sólida e com grandes bolsas de água, o que provoca o afundamento do terreno e libera uma grande quantidade de barro que arrasta os prédios.

Até hoje, as autoridades indonésias falavam que o número de desaparecidos era de poucas centenas, apesar de várias organizações que trabalham na região afetada terem alertado nos últimos dias que poderia haver mais de mil desaparecidos em Petobo e Balaroa, outro bairro de Palu.

Sutopo disse que em Palu, principal cidade e centro econômico da região, se concentra a maior parte dos mortos do terremoto com um total de 1.519.

O porta-voz também falou que 2.632 é o número de feridos por causa do desastre, que deixou cerca de 62 mil pessoas desalojadas, e que estão em 147 abrigos temporários. (Agência Brasil) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também