Experiência interativa ‘Uma Casa Mil Olhares’ chega a Morrinhos
A iniciativa da Bayer em parceria com a empresa ‘Evoluir – Educação Transformadora’, ocorre entre os dias 14 e 28 de outubro
Da Redação
Depois de passar por diversos cantos do Brasil e receber a visita de cerca de 120 mil pessoas, chegou a vez das famílias de Morrinhos, em Goiás, receberem a exposição ‘Uma Casa Mil Olhares’, uma instalação itinerante que mostra, em cada um dos seus cômodos, as mudanças no estilo de vida do brasileiro. A iniciativa da Bayer em parceria com a empresa ‘Evoluir – Educação Transformadora’, ocorre entre os dias 14 e 28 de outubro, na Praça da Rodoviária, localizada no centro da cidade, e tem entrada gratuita.
Dentro de um espaço de 80 metros quadrados que simula uma casa, os visitantes fazem uma viagem pelo tempo numa típica moradia brasileira com características de hábito e consumo das últimas décadas – com os cômodos retratando as mudanças ocorridas nesse período. Nesta jornada os visitantes também são convidados a refletir sobre ações cotidianas, como o descarte de objetos utilizados em suas casas, pode impactar no desenvolvimento e na criação de um mundo mais sustentável para as próximas gerações.
O percurso, guiado por monitores do projeto, acontece por quatro cômodos, um quintal e termina em uma rua. Tudo se inicia dentro de uma sala de estar com decoração e interatividades dos anos 50. Nela, o consumo de energia elétrica e a utilização consciente são explicados.
Em seguida, os visitantes são conduzidos para um quarto de uma jovem da década de 60. Por lá, o assunto é o consumo pela moda e como se deu a evolução das mídias até os dias atuais. No banheiro dos anos 70, o tema está focado na preservação da água e, depois, em uma cozinha dos anos 80, as famílias aprenderão mais sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. Pulando para a década de 90, no quintal, a questão é coleta seletiva e como é possível ter uma horta com alimentos fresquinhos em casa. Nesse espaço lúdico e divertido, cada criança vai poder criar e desenhar a sua casa do futuro.
Na saída, os participantes deixam o espaço por uma rua que remete aos tempos atuais e reflete sobre a convivência nos espaços públicos. Eles ainda são presenteados com o livro “Uma Casa Mil Olhares”, de Beatriz Monteiro, publicação que inspirou a exposição.
Depois de Morrinhos, a intervenção segue para Paracatu, em Minas Gerais. Segundo a supervisora de engajamento comunitário da Bayer no Brasil, Rita Moreno, essa é uma iniciativa interessante para que os mais jovens possam entender os costumes e as vivências de outras épocas. “Nesse projeto, temos a oportunidade de mostrar como tudo mudou e o que está diferente no nosso dia a dia. A iniciativa nos ajuda a ver o que podemos fazer de melhor, sempre pensando no bem-estar e na sustentabilidade”, afirma.