ANVISA aprova nova vacina contra gripe para idosos
Imunizante aumenta a proteção contra influenza em pessoas a partir de 65 anos
Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova vacina contra gripe desenvolvida exclusivamente para idosos. Segundo a Sanofi Pasteur, que produz o imunizante, a vacina apresentou 24,2% mais eficácia na proteção contra a gripe em comparação com a vacina contra influenza trivalente aprovada atualmente no Brasil.
O imunizante, desenvolvido para pessoas que têm a partir de 65 anos, foi lançado nos Estados Unidos em 2010, e desde então, mais de 67 milhões de idosos foram vacinados.
A vacina é trivalente, ou seja, protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e um tipo de Influenza B, de acordo com a recomendação anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur, é importante levar em conta o aumento da população idosa no país.
“O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados”, afirma.
A gripe pode estar associada a complicações graves em idosos, como pneumonia, e para aqueles com doenças crônicas, como diabetes, asma ou problemas cardíacos, o risco é ainda maior.