Campeonato Goiano de Futebol Amador começa neste mês
Campeão poderá receber uma premiação que irá variar de R$ 15 mil a R$ 60 mil
Da Redação
O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) vai organizar o 1º Campeonato Goiano de Futebol Amador, a partir de novembro, com o término previsto para fevereiro de 2019, antes do carnaval. A iniciativa tem objetivo de preencher o calendário da maioria dos associados que no final de temporada têm uma agenda com poucos jogos devido a entrada nas fases finais dos campeonatos brasileiros, estaduais, categorias de base e amadores.
A novidade surgiu após a volta do Safego, ao futebol amador e a reclamação dos árbitros com a quebra do ritmo de atuações, justamente no período em que será realizado o novo Goianão. “Houve uma retomada aos campeonatos amadores promovidos por ligas em várias regiões do estado e com isso sentimos a necessidade de criar um torneio que integrasse os melhores times. Não é uma ideia nova, mas há muito tempo não víamos algo deste porte”, destaca Luciano Joka, presidente do Sindicato.
O Estadual de equipes amadoras tem previsão de início após o feriado de proclamação da República e terá rodadas aos finais de semana. A primeira fase deve se estender a véspera do Natal. Após um pequeno recesso que compreenderá as festividades de ano novo, o campeonato volta logo no dia 5 de janeiro, onde começam as fases eliminatórias, conhecidas como mata-mata, até que se conheça o campeão, no dia 17 de fevereiro, em partida única no Estádio Olímpico em Goiânia.
A construção da tabela é de forma simples, grupos com quatro, cinco ou seis times, que podem se enfrentar dentro ou até mesmo contra outro grupo. Tudo será definido de acordo com o número de participantes que pode ir de 16 ao máximo de 64 times. A definição sairá no próximo dia 10 de novembro no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Podem participar qualquer equipe de futebol amadora em Goiás que atenda os requisitos de apresentar o mínimo de 20 atletas, acima disso haverá uma taxa por jogador, com o limite de até 30 por time. O campeão poderá receber uma premiação que irá variar de 15 a 60 mil reais, de acordo com o número de times, dividida em 60% para o campeão e 40% ao vice. Medalhas e troféus também serão distribuídos ao primeiro e segundo colocado e o mais esperado pelos árbitros, concedido ao time menos indisciplinado a partir das quartas de final da competição, troféu fair-play.
O Safego buscará o apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF), de empresas patrocinadoras, parceiras e apoios para viabilizar os jogos e divulgar o esporte amador em Goiás.