O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Dança

Basileu França realiza noite de gala do balé, neste sábado

As apresentações serão do grupo Vaganova, que é voltado para a metodologia originária da escola russa de balé

Postado em 25 de janeiro de 2019 por Guilherme Araújo
Basileu França realiza noite de gala do balé
As apresentações serão do grupo Vaganova

Da Redação

A Coordenação de Dança do Itego em Artes Basileu França realiza sábado (26), a tradicional Gala de encerramento do Curso Intensivo de Verão Vaganova. Serão apresentados trechos de La Bayadère, O Quebra-Nozes (Amigas de Clara), Fada das Bonecas (Fairy Doll) e Giselle, espetáculos famosos do universo do balé. A Gala acontece às 19h30, no Teatro Basileu França (Av. Universitária, 1750, Setor Universitário). O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.

O curso Vaganova é voltado para a metodologia originária da escola russa de balé, destacando a elegância do intérprete e o aspecto artístico da dança. É o terceiro ano que o Basileu França promove o curso e, para esta edição, foi feita uma parceria com o Youth America Grand Prix (YAGP), tradicional evento de dança que acontece em Nova York. Alguns dos alunos que estão participando do curso já estão classificados para a próxima edição do Festival.

Segundo Simone Malta, coordenadora da área de Dança do Itego Basileu França, a gala será uma síntese do curso Vaganova. “Na gala vamos mostrar variações de repertório, solos de contemporâneo e uma coreografia de conjunto. Nestes dez dias os alunos fazem onze horas diárias de trabalho intensivo. A intenção é que eles voltem para casa com uma bagagem de repertório bem maior e com mais aprendizado técnico e artístico”, diz a coordenadora.

São mais de 130 alunos participando do Curso Intensivo de Verão Vaganova, o que inclui professores de balé da rede pública estadual e também de escolas particulares. Além de Goiás vieram alunos do Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo Simone Malta a experiência é inovadora para os professores que terão a oportunidade de levar esses conhecimentos aos seus alunos. “Os professores estão recebendo capacitação numa metodologia totalmente nova no país. Trouxemos uma especialista em metodologia Vaganova, Jane Dickie, ex-professora do Bolshoi em Joinville, além de dois professores russos: Vladimir Rybyakov e Olga Dolganova”, informa. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também