A moda é customizar e reutilizar
Inspirada na moda dos anos de 1970, neste Carnaval a tendência é aproveitar as cores vivas
Guilherme de Melo*
Em contagem regressiva para uma das comemorações mais esperadas do ano, o Carnaval, nada melhor do que se preparar de forma estilosa para a festividade. Por isso, aproveitar a festa nos bloquinhos de Goiás, sem gastar muito. A dica é reaproveitar roupas e materiais antigos e criar uma peça nova, lembrando que, moda, homem e natureza são capazes de caminhar lado a lado. Não customize criando peças descartáveis, crie, recrie agregando valor e personalidade
Aproveitando que estamos a uma semana do Carnaval, e ainda dá tempo de customizar sua roupa para arrasar no bloquinho, recebemos aqui no Estúdio do jornal O HOJE, a professora de Design de Moda, Suely Calafiori e suas alunas, Evelin Soares e Camila Martins. Referência em serviços de customização, a professora explica que, para brilhar nas folias não é só cortar a manga e colar pedrinhas. Penas, paetês e transformações de acessórios do dia a dia podem ser aliados na hora de virar destaque na multidão.
Segundo a especialista, o primeiro passo é definir o estilo que se deseja seguir, sendo guiado pelos traços da própria personalidade. “O ideal é pesquisar e escolher a inspiração e a peça que será customizada. A moda, que nesta estação está voltada para da década de 1970, é o palco para criatividade, inovações, onde expressar sentimentos e identidade, fascina, além de, ser arte, agregando valor. Assim será possível encontrar tutoriais mais específicos e adquirir os materiais necessários para a personalização”, aconselha a professora da Faculdade Estácio.
Uma opção de roupa, para se usar em festanças durante o carnaval é combinar peças neutras e brilho. A sugestão da professora da é desenvolver o visual apostando nos acessórios coloridos ou metalizados, como colares, brincos, lenços e pulseiras. Outra dica é personalizar peças, como shorts e saias, aplicando aquelas sobras de aviamentos que tem em casa, paetês, lantejoulas, fitas, botões, correntes ou bordados patch. “São materiais com preços acessíveis, fáceis de encontrar. Se você precisar complementar algo e dar um charme especial à produção e, se tiver disponível em casa, melhor ainda. Use a criatividade, tire de uma peça e passe para outra, reutilize, a sustentabilidade está na moda”, revela Suely.
Para incrementar ainda mais os looks, a produção de faixas e tiaras para cabelos é outra dica da professora e Designer de Moda. Uma tiara antiga junto com fitilhos, fuxicos,flores e brilhos podem resultar em uma customização que ressaltará o modelo para o Carnaval.”Para fazer bonito neste carnaval, evite o que pode lhe trazer desconforto e escolha um look, que represente seu estilo, não construa peças que vão se desmanchar durante a festividade, costurar fica mais seguro e durável, abuse da criatividade. O que importa é a diversão!”, conclui a professora.
Na escolha dos calçados, a prioridade deve ser o conforto. “O tênis é uma opção, pois além deser o tipo mais confortável para a ocasião, está entre as tendências do momento, com diversos modelos no mercado”, destacam-se. Segundo Suely Calafiori, rasteirinhas e chinelos em versões confortáveis, também são boas escolhas. Para quem não abre mão do salto alto, o ideal é optar por plataformas e anabelas, que distribuem melhor o peso do corpo, garantindo estabilidade.
Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação de Flávia Popov.