Competições do esporte universitário envolveram 80 mil atletas em 2018
Foram premiados atletas de 20 categorias, que correspondem às modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros
Com um calendário de 17 competições nacionais e internacionais, o esporte universitário envolveu 80 mil atletas estudantes brasileiros ao longo do ano de 2018, segundo a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que premiou ontem (20) os destaques do setor. Os atletas têm entre 18 e 25 anos e estudam em cursos de nÃvel superior em 800 instituições de ensino das 27 unidades da federação.
Participaram da cerimônia de entrega de prêmios aos melhores do ano o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o iatista Lars Grael, ganhador de medalhas olÃÃmpicas, e os presidente dos comitês OlÃmpico Brasileiro, Paulo Wanderley, e ParalÃmpico Brasileiro, Mizael Conrado.
Foram premiados atletas de 20 categorias, que correspondem às modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros. Além disso, foram homenageados parceiros do esporte universitário.
Na categoria que reconhece o trabalho das instituições de ensino superior, o primeiro lugar ficou com a Unip-SP, seguida pela UniFortaleza, a Universidade de BrasÃlia, a Unissau Pernambuco e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já o ranking das federações estaduais teve São Paulo no topo, com o Distrito Federal em segundo, e o Ceará, o Rio de Janeiro e Goiás em seguida.
As competições do esporte universitário deste ano já começaram. Desde o dia 19, o Parque da Cidade, em BrasÃlia, recebe os Jogos de Praia dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), com atletas de 10 estados. As modalidades em disputa são beach hand, beach soccer, futevôlei e vôlei de praia e as partidas vão até sábado (23). (Agência Brasil)