Universidades têm rivalidade presente nos Jogos Universitários de Goiás
UFG tem sete títulos e Universo conta com nove no Troféu Eficiência
Da Redação
Uma pública e outra particular, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo) são as grandes campeãs do Troféu Eficiência da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), que é a somatória da participação das universidades em competições da Federação.
Na última edição, de 2018, a UFG ficou em primeiro lugar, seguido da Universo. A Federal conquista a primeira colocação há sete anos. Mas a Universo contabiliza o maior número de títulos, ela já foi a grande campeã por nove anos consecutivos. Já nas quadras, a competitividade entre as duas universidades é muito forte nas disputas de futsal masculino e do vôlei feminino.
A rivalidade fora das quadras é comprovada. “Vamos entrar nesta temporada para buscar o primeiro lugar. Não vamos deixar a UFG nos passar no número de títulos”, revela o coordenador de Esportes e professor da Universo, Willian Mendes.
Juracy Guimarães, coordenador geral de esportes da UFG, destaca que, para conseguir esta colocação, a universidade participa de todas as competições do ano e em todas as modalidades, seja masculina ou feminina. Um bom exemplo são os Jogos Universitários de Goiás (JUGs), que serão disputados em Rio Verde em abril, a Universidade vai com 12 equipes. “Buscamos um projeto maior, a democratização do esporte”, conta.
A Universo estará nos JUGs com seis equipes. Willian destaca que a Universo vai correr atrás do prêmio deste ano, mas tem dificuldades para competir com a UFG devido à quantidade de corpo discente. “Por sermos uma faculdade particular, a Universo tem apenas 30% dos alunos da UFG, não contamos com estudantes suficientes para todas as modalidades”, revela.
Mas tanto para Willian como para Juracy, o Troféu Eficiência valoriza as instituições e o trabalho desportivo realizado por elas. “Parabenizo a FGDU e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) por essa iniciativa, que enobrece as instituições de ensino que investem no esporte”, afirma Willian.