Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia o compositor Franz Joseph Haydn
Objetivo da Orquestra é apresentar o ciclo completo das sinfonias de Franz Joseph Haydn, composto por cem obras
Da Redação
A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza o segundo concerto de sua temporada 2019, nesta quinta-feira (18/04), às 20h30, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Sob a regência do Diretor Artístico da instituição, Neil Thomson, serão apresentadas as Sinfonias 2,3 e 4 de Haydn e a Sinfonia n.5 de Dvoràk.
O objetivo da Orquestra é apresentar o ciclo completo das sinfonias de Franz Joseph Haydn, composto por cem obras. O austríaco é considerado como um dos mais importantes compositores do período clássico. Ele morreu aos 77 anos e passou, pelo menos, meio século trabalhando pela música. O segundo movimento de seu Quarteto “Imperador”, de 1797, foi posteriormente adotado como Hino Nacional da Alemanha.
Mozart era um grande admirador de seu trabalho, inclusive apelidando-lhe carinhosamente de “Pai de todos os compositores”. Haydn compunha cerca de três peças por semana e estima-se que sua obra reúna mais de 5.000 composições. Era conhecido entre seus contemporâneos pela sua personalidade tranquila e otimista. Tinha um apurado senso de humor, que pode ser apreciado em várias de suas músicas. Cada um dos vários artistas que pintaram a face de Haydn durante sua vida tentou deixar transparecer sua personalidade agradável, apesar de não se enquadrar nos padrões de beleza da época.
SERVIÇO
Concertos Especiais – A noite de Haydn
Data: 18 de abril (quinta-feira)
Horário: 20h30 pontualmente
Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada gratuita