Gabriel Gava lança novo projeto: “Na Boca do Povo”
Arrocha, brega e romantismo estão presentes no novo trabalho do cantor, que foi entrevistado no estúdio do O HOJE
Foto: Ruber Couto
SABRINA MOURA*
Ele é capixaba do interior do Espírito Santo, e o hit responsável por evidenciar o artista para o Brasil foi a música Fiorino, sendo um dos destaques do arrocha desde 2012. Gabriel Gava esteve nos estúdios do Jornal O HOJE, relembrou sua história, falou dos próximos passos da carreira e apresentou a primeira música do seu recente trabalho, intitulada Delicinha, que integra o projeto Na Boca do Povo.
Veja a entrevista.
Se preferir, leia abaixo.
Nascido na cidade de Boa Esperança, Gabriel Gava começou a ter os primeiros contatos com a música nas rodas de viola da sua família. “Foi naquela época que me apaixonei pela música sertaneja. Desde então, sempre me apresentei em cidades vizinhas e fiz parte de muitos projetos, banda de forró e axé”, relembra o artista que está em Goiânia desde 2011 e se considera apaixonado pela cidade e pelo clima.
Seu estouro veio em 2012, no momento em que o gênero do arrocha se destacava pelo País, e o artista relembra como surgiu o hit Fiorino, um marco da sua carreira: “Sobre a história verídica dessa música a gente já deve ter contado umas 30 por aí. Na realidade, eu fui ao Caldas Country, em 2011, e estava tocando muito a música do Israel Novaes – a Vem Ni Mim Dodge Ram. Troquei uma ideia com o compositor Bruno Caliman, e ele me mostrou uma música que era como uma resposta para a música do Israel. Logo eu pensei que eu não poderia gravar uma resposta da música do Novaes, e sim algo inédito e novo. Sentado no estúdio, eu pensei no que eu colocaria naquela música. Foi quando passou uma Land Rover, lá na frente, e logo eu cantei De Land Rover é Fácil, é Mole é Lindo…. Essa foi uma música encomendada, que não tem uma história, nem nada que tenha acontecido comigo ou com algum amigo. Nós simplesmente pegamos uma base que nós já tínhamos, e criamos a Fiorino”.
O artista explica que, naquele ano, ocorreu essa vertente do arrocha, originando Fiorino, Land Rover, Dodge Ram, Camaro – dentre outras músicas. “Esses estilos sempre retornam com uma pitada nova – tanto que esses meus últimos lançamentos têm a ver um pouco com isso”, afirma Gabriel.
‘Gabriel Gava na Boca do Povo’
O Na Boca do Povo é um projeto pelo qual Gabriel sempre foi apaixonado. Ele tinha a vontade de desenvolver e achar alguém que pensasse com ele, como ele seria criado em um todo, desde o estilo musical, as viradas da bateria, os violões, como iria cantar e compor as músicas. “Quando eu me reuni com o Blener Maycom, nós criamos uma parceria muito forte. Ele já tinha algo meio que já conduzido a isso, e eu já estava pensando no mesmo estilo, que era um pouco da referência do arrocha de 2012, mas, trazendo alguns elementos diferentes, mais românticos e mais ‘bregas’, com a batida gostosa que as pessoas gostam de dançar”, conta ele.
Recentemente, foi lançado o primeiro clipe do projeto. A música Delicinha já bateu mais de um milhão de visualizações no YouTube. “Com o decorrer do tempo, após oito anos de carreira, nem a Fiorino teve uma repercussão como a da Delicinha. Nós nem tínhamos gravado a música; disponibilizamos só alguns vídeos na internet, e o público ficou eufórico para que ela fosse disponibilizada. A música acabou vazando, e, a galera compartilhando; não sei se isso é positivo ou negativo, mas a música espalhou bastante, antes do lançamento, e agora ela está, aí, com tantas visualizações para o público conferir”, indica Gava.
Gravado na Rua 44, um conhecido local de compras que atrai visitantes de todo o País para Goiânia, o projeto que leva a frase-chave #GabrielGavaNaBocaDoPovo. Segundo Gava, ele foi pensado justamente para ser algo bem simples e mais próximo das pessoas: “Sempre que se chega a um show, o artista sempre está em cima, e, o público, embaixo. Eu queria aproximar isso aí! Queria estar próximo, dando a mão para todo mundo, e todos próximos a mim cantando. Esse era meu pensamento que, de início, era em um bar, mas, aí andando por Goiânia, decidimos passar, por volta do meio-dia de um sábado, na 44, e foi ali que eu decidi que seria ali o novo projeto”.
A pegada do arrocha junto ao brega e do romantismo, presentes nesse trabalho, segundo o artista, é algo simples e envolvente que, quando se escuta uma vez, já é possível ficar com ela na cabeça. “Não só o projeto, mas também o linguajar e as músicas foram muito bem-recebidos pelo público. Tem vertente para todo mundo nesse trabalho”, finaliza Gabriel Gava.
O EP além do hit Delicinha conta com mais três faixas que serão lançadas em breve. Com exclusividade, o cantor deu uma ‘palinha’ de uma das músicas – a Coração Periguete. Confira no canal de O HOJE no YouTube.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov