O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
SUSTO

Aruanã registra dois tremores de terra em menos de uma hora

Os terremotos foram constatados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília

Postado em 25 de maio de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Aruanã registra dois tremores de terra em menos de uma hora
Os terremotos foram constatados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília

Foto: Divulgação

Da Redação

Dois tremores de terra foram registrados em menos de uma hora na cidade de Aruanã, região noroeste de Goiás, nesta sexta-feira (24). O primeiro terremoto, com magnitude 3.5, foi constatado às 11h40. Já o segundo, com 3 pontos de magnitude, ocorreu às 12h38. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), os tremores foram verificados em lugares diferentes e são considerados de baixa intensidade.

De acordo com o Obsis, Aruanã possui histórico de atividades sísmicas. Em 1983, houve um tremor com magnitude de 4.1 e, segundo alguns especialistas, os tremores nessa região são provocados por acomodação da falha geológica.

A intensidade dos abalos é verificada através da escala Richter.  Em geral, eles começam a serem sentidos pela população quando ultrapassam os 3 pontos. Nessa faixa, já são capazes de mover mobílias e derrubar objetos de prateleiras, além de quebrar pratos, janelas e balançar sinos de igrejas. Árvores e arbustos também sofrem oscilações.

Quando atingem magnitude igual ou maior que 5, os terremotos causam trincas e conseguem derrubar construções mais frágeis.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também