Cavalhadas 2019 começam neste fim de semana em Goiás
Onze municípios goianos receberão este ano as tradicionais festas que reúnem religiosidade e cultura. Governo de Goiás apoia as festividades
Da Redação*
Com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás) e a Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), começam neste fim-de-semana as Cavalhadas de Goiás 2019. O roteiro será a partir deste sábado (8) por Santa Cruz de Goiás e Posse e segue no domingo (9), por Jaraguá e Pirenópolis. O governador Ronaldo Caiado estará presente em alguns dos eventos.
As tradicionais festividades estendem-se até setembro. O governo irá oferecer todo apoio necessário para que o evento ocorra adequadamente nas cidades, como palanque, som, banheiro químico, segurança e toda infraestrutura. O secretário de Cultura de Goiás, escritor Edival Lourenço, destaca a importância da tradição das Cavalhadas, que já ocorrem há pelo menos 200 anos em Goiás.
“Esse fazer cultural trás com eles vários saberes, vários conhecimentos e comportamentos, e ele traz, além disso, uma religiosidade, e também uma possibilidade de negócios para Goiás. Estamos fomentando aquilo que há de mais original da nossa cultura, a que vem de nossos ancestrais e entra na modernidade sem perder as características é um processo civilizacional e seguro”, destacou Edival Lourenço. O secretário reforça a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado em apoiar essas importantes representações culturais goianas.
Tradição centenária
As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes, revivendo toda uma tradição histórica.
O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, encontra-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.
Entre uma região e outra, pequenas mudanças são percebidas nas Cavalhadas, porém, mantendo a mesma tradição e regra, sendo um evento que ocorre logo após os festejos do Divino Espírito Santo. Um belo espetáculo ao vivo!
Confira o roteiro das festas:
– Santa Cruz de Goiás (08 a 09 de junho);
– Posse (08 e 09 de junho);
– Pirenópolis (09, 10 e 11 de junho);
– Jaraguá (09 e 10 de junho);
– Hidrolina (15 e 16 de junho);
– São Francisco de Goiás (15 e 16 de junho);
– Palmeiras de Goiás (22 e 23 de junho);
– Crixás (29 e 30 de junho);
– Santa Terezinha de Goiás (20 e 21 de julho);
– Corumbá de Goiás (06, 07 e 08 de setembro);
– Pilar de Goiás (07 e 08 de setembro).
* Com informações da Secretária de Cultura do Estado de Goiás