O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Oslo

A ‘capital verde’ da Europa

Conheça destinos sustentáveis da Noruega, cujo território é repleto de florestas e parques

Postado em 17 de junho de 2019 por Sheyla Sousa
Governador anuncia novos investimentos de 14 mineradoras em nove municípios de Goiás
As empresas devem gerar seis mil empregos no Estado | Foto: reprodução

SABRINA MOURA*

A capital da Noruega, Oslo, é uma cidade moderna, multifacetada e em crescimento. Enquanto novos bairros surgem, os antigos se transformam, de modo que cada vizinhança tem seu próprio caráter e estilo. Com mais de 680 mil habitantes, Oslo é conhecida por seus constantes investimentos em sustentabilidade, sendo que mais da metade de seu território é coberto por florestas e parques.

Premiada em 2019 como a ‘capital verde’ da Europa – honra concedida a uma cidade europeia com mais de 100 mil habitantes que tenha investido em estratégias e métodos que visem a melhorar as condições ambientais e contribuam para um futuro mais sustentável –, em Oslo tanto o governo quanto as empresas trabalham para reduzir a pegada de carbono; todas as novas construções têm um viés de desenvolvimento urbano sustentável; espaços de estacionamento de carros foram substituídos por pulmões verdes, bicicletários e praças, contribuindo para um ar mais limpo; além disso, há restaurantes como o Maaemo, que serve menus de degustação de primeira qualidade baseados em produtos locais e orgânicos. 

No verão (junho, julho e agosto), as escaladas são ótima opção, uma vez que a cidade abriga um dos maiores e melhores centros de escalada da Escandinávia, o Oslo Sommerpark. Com diferentes níveis de dificuldade, é possível escolher pequenas, médias e grandes faixas e, para os mais aventureiros, há a opção de saltar de Tigerspranget e sentir uma queda livre de 20 metros de altura.

Oslo é, por si só, um ambiente diverso e com muito a oferecer, ademais, graças às suas políticas de inclusão e valorização da sustentabilidade, a cidade cresce não só no que diz respeito ao número de habitantes e atrações, mas também em princípios e valores, dos quais as pessoas, a natureza e o ecossistema são sempre os pilares principais.

Trilhas

Na Noruega, você pode caminhar por praticamente aonde quiser. As atividades ao ar livre se tornaram uma parte importante da identidade nacional, e hoje são estabelecidas por lei. Fique à vontade para aproveitar o campo e respirar ar puro – contanto que você recolha o seu lixo e demonstre respeito pela natureza. Depois de um longo inverno, pessoas de todas as idades e classes sociais vão caminhar nas montanhas, na costa ou nas florestas. O cenário diverso, com trilhas demarcadas e atrações turísticas a paisagens selvagens, indomadas e míticas, deu à Noruega o merecido título de principal destino europeu para trilheiros. Alguns exemplos de trilhas clássicas (e desafiadoras) são Preikestolen, Trolltunga, Galdhøpiggen, Besseggen, e Romsdalseggen.

Essa famosas trilhas são visitadas por pessoas de todo o mundo, e tendem a ficar um pouco cheias nos fins de semana entre meados de junho e o fim de julho. No entanto, caso você decida fazê-las durante a semana, provavelmente vai encontrar menos pessoas e ter mais espaço para você mesmo. Ou você pode viajar quando a paisagem estiver pintada de vermelho, amarelo e laranja: no fim do verão e no outono. Nessa época, vai poder aproveitar o lindo cenário do país  praticamente sem ser incomodado.

Cultura

A cidade é rodeada por museus, galerias, restaurantes e eventos culturais, sendo possível percorrer toda a região a pé, de bicicleta ou por meio de seu eficiente transporte público. O Henie Onstad Centre é um dos principais centros de arte contemporânea, com uma ampla programa de exposições, música e atrações, além de uma coleção de arte e um grande parque de esculturas.

Se a opção do turista for visitar o destino, no inverno, é possível, dentre outras atividades, esquiar, praticar snowboard, patinar nas pistas de gelo e descer de trenó na pista mais famosa de Oslo, Korketrekkerenm. Caso você não esteja habituado aos esportes de inverno, a Oslo Vinterpark é uma escola de esqui que organiza cursos e aulas particulares – além de conter uma grande estância de esqui com 18 pistas de descida e 11 elevadores.

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também